Geral
Superação da violência é tema da Campanha da Fraternidade 2018
Quarta-feira, 14 Fevereiro de 2018 - 12:53 | da Redação
A promoção da cultura de paz é o tema da Campanha da Fraternidade 2018 lançada nesta quarta-feira (14) pela Confederação Nacional dos Bispos do Brasil (CNBB). Em Porto Velho, vários religiosos se reuniram no auditório do Centro de Pastoral Bom João Batista Costa, localizada na Avenida Carlos Gomes, Bairro Caiari, para apresentar as propostas da campanha, que também marca o início da Quaresma para o fieis.
Promovida anualmente em todas as dioceses do país, nos últimos dois anos, a campanha abordou temas voltados ao meio ambiente. Segundo o arcebispo Dom Roque Paloschi tema deste ano “Fraternidade e superação da violência” tem como objetivo geral construir a fraternidade, promovendo a cultura de paz, da reconciliação e da justiça, à luz da Palavra de Deus, como caminho de superação da violência.
“Nós vivemos um momento muito desafiador, onde os índices de violência são alarmantes e assustadores. A Conferência Nacional há mais de 60 anos tráz anualmente um tema que também nos ajuda a olhar para nossa vida, da nossa comunidade e do nosso país. A gente convida a todos a abraçarem isso como uma missão. Nós, como cristãos, não podemos ficar indiferentes diante da violência, seja ela qual for, e a sociedade é convidada a dar passos porque a sabemos que a violência não pode ser a última palavra e temos que dar um basta”, afirma o arcebispo de Porto Velho.
O lema da campanha é baseada no evangelho de Mateus e diz que "Vós dois todos irmãos". Segundo a Igreja Católica, o período da Quaresma - 40 dias antes da Páscoa - é tempo de reflexão, de práticas de dar esmola, da oração, do jejum, de conversão e, junto com a Campanha da Fraternidade, é o “momento de experimentar a espiritualidade pascal capaz de gerar, ao mesmo tempo, a conversão pessoal, comunitária e social”.