Geral
Trabalhadores da Agência Nacional de Mineração em Rondônia denunciam falta de condições de trabalho
Quarta-feira, 06 Fevereiro de 2019 - 18:48 | da Redação
![Trabalhadores da Agência Nacional de Mineração em Rondônia denunciam falta de condições de trabalho](https://cdn1.rondoniagora.com/uploads/noticias/2019/02/06/5c5b64bcec8bb.jpg)
Os trabalhadores da Agência Nacional de Mineração (ANM) de Rondônia e Acre estão pedindo providências e mais atenção das autoridades para que fiscalização das barragens mineradoras existentes nos dois estados após as tragédias ocorridas nas barragens nos municípios de Mariana e Brumadinho, que deixou centenas de pessoas mortas e outras desaparecidas.
Por meio de uma carta ao Sindicato Nacional dos Servidores das Agências Nacionais de Regulação (Sinagencias), os servidores denunciam a falta de condições de trabalho, a falta de efetivo e as péssimas condições no prédio onde funciona a regional. O documento destaca também que “em 2018, dentre as 25 regionais, ocupou a 12º maior arrecadação de receitas e a 11º em arrecadação da Compensação Financeira pela Exploração de Recursos Minerais. Rondônia é 6º estado com mais barragens de mineração, conforme dados da ANM”.
O Estado de Rondônia, segundo dados a ANM, possui 13 barragens inseridas na Política Nacional de Segurança de Barragens (PNSB). E para evitar que situações que ocorreram em Minas Gerais aconteçam em Rondônia, na carta os trabalhadores pedem: a construção ou reforma da atual sede da ANM em Rondônia, condizentes com a sua relevância e tamanho; concurso para contratação de novos servidores adequada as demandas da regional; equiparação salarial urgente com as demais agências; investimento em infraestrutura (prédio, veículos); investimento em tecnologias (computadores, notebooks, drones, GPS, sistemas de monitoramento, etc); formação de equipes especializadas em atividades específicas e de grande risco.
CONFIRA CARTA DOS TRABALHADORES