Rondônia, 03 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Trabalhadores rurais entregam pauta do Grito da Terra Estadual para o governador

Terça-feira, 05 Junho de 2012 - 13:56 | RONDONIAGORA


Trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo o Estado estiveram reunidos com o governador Confúcio Moura, na manhã desta terça-feira (05), para entregar a pauta de reivindicação e proposição do Grito da Terra Estadual (GTE-2012), que acontece nos dias 4, 5 e 6 de julho.



O governador recebeu cerca de 30 lideres sindicais, diretores da CUT Rondônia e da Fetagro que representaram os 39 sindicatos dos trabalhadores e trabalhadoras rurais de todo Estado, em audiência, na Procuradoria Geral do Estado, em Porto Velho, e discutiu os pontos da pauta do GTE, voltadas para o fortalecimento de políticas estruturantes de fortalecimento da agricultura familiar.

O Grito da Terra é uma ação de massa dos trabalhadores(as) rurais, instituído para servir de espaço permanente de discussão e negociação de políticas públicas para a agricultura familiar e os povos do campo com os poderes públicos estadual e federal. O objetivo é reunir cerca de 5 mil trabalhadores e trabalhadoras rurais, na Capital. De acordo com o presidente da FETAGRO, Lázaro Dobri, essa mobilização é a data base da negociação da classe trabalhadora rural com o poder público constituído.

Entre os pontos da pauta destacados pelas lideranças, estão a questão agrária do Estado, a segurança pública no campo e a patrulha nas regiões de maior conflito e a impunidade nos casos de matança. Um dos casos lembrados foi o de Udo, presidente do STTR de Vilhena, que está preso a mais de 90 dias, pela luta nas questões rurais.
Construída com participação dos STTRs de todo o estado de Rondônia, a pauta do Grito da Terra Estadual é ampla e propõe políticas para agricultores familiares nas áreas de políticas agrícolas (assistência técnica, crédito, comercialização), reforma agrária (regularização fundiária, desapropriação de terras, criação e manutenção de assentamentos sustentáveis), políticas sociais (saúde, previdência, educação, assistência social, segurança e habitação) e nas questões salariais (cumprimento e ampliação das leis trabalhistas).

Entre os pontos abordados, o governador Confúcio Moura disse que muitas ações voltadas ao campo já estão em andamento, mas que o trabalho deve continuar. Ele se comprometeu a ler a pauta e dar atenção especial a reforma agrária e a segurança dos rurais. “Com relação aos conflitos agrários, fui convocado para uma reunião com a presidente Dilma, com os governadores do Amazonas e Pará. E durante a reunião, eu apresentei as propostas mais eficazes. A única maneira é a regularização das terras”, explica.

Incra

Na parte da tarde, as entidades representativas dos trabalhadores rurais se reúnem com o superintendente do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra), Luis Flávio Carvalho Ribeiro, para entrega da pauta, que tem grande parte de suas reivindicações direcionadas ao instituto. A pauta também será endereçada ao Poder Judiciário Estadual, INSS, Eletrobrás, Banco do Brasil, Banco da Amazônia (BASA) e Caixa Econômica Federal.

Assembléia Legislativa
A Assembléia Legislativa do Estado de Rondônia realizará uma audiência pública nesta quarta-feira com o objetivo de debater com os trabalhadores rurais e poder público, a pauta do Grito da Terra Estadual. A audiência terá início às 15 horas, no Plenário da Casa de Leis, e contará com a participação de agricultores familiares de todo o Estado.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também