Rondônia, 20 de abril de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Unidades Básicas de Saúde dos distritos de São Carlos e Nazaré são reinauguradas

Quarta-feira, 10 Dezembro de 2014 - 16:32 | Assessoria


A Prefeitura de Porto velho, por meio da Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), estará reinaugurando as Unidades Básicas de Saúde (UBS) dos distritos de Nazaré e São Carlos nesta quinta-feira (11). O secretário Domingos Sávio informou que as UBS daqueles distritos ficaram totalmente alagadas durante o período da cheia do rio Madeira. Havia dúvidas quanto à retomada dos postos em virtude da discussão a respeito da possível transferência completa das comunidades para outras áreas com menor risco de novas enchentes, mas uma reunião com o Ministério Público Estadual foi determinante para que as reformas fossem feitas, como também das unidades de Cujubim Grande e de São Miguel. “Em Cujubim Grande já concluímos noventa por cento da reforma, em são Miguel os trabalhos foram iniciados nesta semana”, explicou.

O secretário disse também que o Corregedor Geral do Ministério Público elogiou a posição da Semusa e da Secretaria Municipal e Educação (Semed) em não esperar por outras resoluções acerca das comunidades do baixo Madeira, e terem logo resolvido colocarem-se a disposição das necessidades da população. “O povo está nesses locais e é preciso dar o devido atendimento. Trata-se de uma questão constitucional, a saúde é direito de todo cidadão e dever do Estado. A Educação reformou suas unidades e nos estamos reformando as nossas. Ocorre que há maior complexidade em nossas unidades do que nas unidades da Semed, porque trabalhamos com maior variedade de equipamentos e eles são muito caros. Também era preciso fazer toda a reforma na parte elétrica e na parte hidráulica, por isso demoramos mais para entregar essas reinaugurações”, esclareceu.

Na UBS de São Carlos, antes da enchente, havia sido construída uma Sala de Estabilização e outras adaptações para que o Serviço Móvel de Urgência (Samu) passasse a operar na região. “Toda a estrutura do Samu estava já pronta lá. Mas com a alagação tudo foi perdido. Assim, por enquanto, estamos apenas reformando a unidade de saúde para voltar a atender a toda a comunidade. Quanto ao Samu, estamos planejando junto ao Departamento de Média e Alta Complexidade e com a própria direção do Samu como faremos a retomada desses serviços”, afirmou o secretário.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também