Rondônia, 13 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Vacinação contra raiva será dia 17 de novembro em Porto Velho

Terça-feira, 06 Novembro de 2018 - 12:14 | da Redação


Vacinação contra raiva será dia 17 de novembro em Porto Velho

Uma das doenças mais perigosas que pode atingir cães e gatos, a raiva não tem cura e ainda pode ser transmitida aos seres humanos. Por isso, os donos desses animais devem estar atentos à vacina anual que é a única forma de manter o bichinho de estimação imune. Em Porto Velho, a vacina contra raiva será no próximo dia 17 de novembro das 8h às 17h.

Desde o ano de 2003, que o município não registra nenhum caso de raiva em cães e gatos. Em 2018, houve registro em dois morcegos na Capital.

O médico veterinário do Departamento de Controle de Zoonoses, Alexandre Ribeiro, esclarece que a vacina é para cachorros e gatos, machos e fêmeas, a partir de três meses completos de vida e que não estejam doentes ou se recuperando de tratamentos médicos. “É importante informar que a vacina não faz mal nenhum aos animais. Alguns casos de reações alérgicas são detectados, mas são poucos os casos”, esclareceu.

A vacina é adquirida pelo Ministério da Saúde, passa pelo crivo da inspeção do governo e chega aos técnicos de zoonoses. “Todos os vacinadores são treinados na conservação e administração dessa vacina para dar segurança aos animais”, disse Alexandre.

A Semusa orienta que os donos levem os animais na coleira e guia e os gatos, em caixas apropriadas, para evitar fugas e acidentes.

Vírus
O vírus da raiva é transmitido dos animais para o homem por meio da troca de secreções, contato sanguíneo ou mordida. Os principais transmissores são os animais silvestres, como morcegos, gambás e macacos, que contaminam cachorros, gatos e até o homem.

Os locais de vacinação ainda não foram divulgados, mas serão utilizadas escolas municipais, estaduais e associações.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também