Geral
Vacinação sem agendamento tem grande procura em Porto Velho
Terça-feira, 11 Maio de 2021 - 12:23 | da Redação
Começou na manhã desta terça-feira (11), a vacinação, sem prévio agendamento, de primeiras doses das vacinas da AstraZeneca e Pfizer, na faculdade Uniron, campus Mamoré, Zona Leste de Porto Velho. Foram disponibilizadas 4 mil doses dos imunizantes.
A decisão para realizar as aplicações sem agendamento foi tomada devido a uma baixa procura, de acordo com a Secretaria Municipal de Saúde (Semusa).
De acordo com a Semusa, nesta terça-feira, serão aplicadas 1.800 doses da vacina Pfizer em pessoas com Síndrome de Down acima de 18 anos, pessoas com doença renal crônica em terapia de substituição renal (diálise) acima de 18 anos, gestantes e puérperas acima de 18 anos, pessoas com deficiência permanente e que estão cadastradas no Programa de Benefício de Prestação Continuada (BPC) de 55 a 59 anos.
Para as pessoas com comorbidade de 55 a 59 anos, estão disponíveis 2.200 doses do imunizante AstraZeneca.
O RONDONIAGORA esteve no local durante a abertura para esse público e registrou aglomeração e grandes filas para recebimento das vacinas.
A advogada Eliete Mendonça, 52 anos, que faz parte do grupo com comorbidades, recebeu a 1ª dose da vacina AstraZeneca com tranquilidade, mas espera que a vacinação possa se estender para mais pessoas o mais rápido possível. “Ainda tem riscos, pois o vírus ainda está ativo, e têm poucas pessoas vacinadas, então a minha expectativa é que a imunização chegue o mais rápido para todos”, relatou.
Já Telma Simões, 59 anos, espera que a 2ª dose esteja disponível no período em que tiver de retornar para ser imunizada. “Sinto-me mais segura, e espero que a imunização alcance toda a população”, disse.
Questionada sobre as longas filas, a Semusa informou que faz a organização e orientação às pessoas, porém, muitas vezes, as recomendações não são atendidas pelas pessoas que aguardam.
A vacinação para esse público e sem agendamento segue na quarta-feira.