Geral
Visitas em presídios retornam em outubro em Rondônia
Quarta-feira, 02 Setembro de 2020 - 09:31 | da Redação
As visitas sociais nos presídios de Rondônia devem retornar na primeira semana de outubro deste ano, segundo informou ao RONDONIAGORA a Secretaria da Justiça (Sejus). A entrada de familiares no sistema prisional está suspensa desde o mês de março, por conta da pandemia causada pelo Coronavírus.
A decisão para o retorno das visitas, segundo a Sejus, partiu do Governo, através da Sejus e o Poder Judiciário, durante uma reunião. A secretaria disse que o retorno será de forma gradativa para resguardar servidores e massa carcerária, já́ que ainda há́ a risco de contagio pela Covid-19.
A Sejus afirmou que tem trabalhado na elaboração do cronograma de atividades, e, na portaria de regulamentação que explicitará as exigências administrativas e procedimentos a serem seguidos, como por exemplo, o número de visitantes, regras de comportamento, tempo de duração das visitas sociais e quais estabelecimentos penais estão aptos à reabertura neste primeiro ciclo.
Segundo a secretaria, a previsão é que até o fim do mês as normas sejam publicadas e na primeira semana de outubro ocorrerá o retorno das visitas sociais de maneira gradual. Não há previsão de retorno das visitas íntimas nas unidades.
Questionada sobre a forma que a Sejus vem trabalhando para evitar a propagação da doença no sistema prisional, a secretaria informou que todos os presos com suspeita de Coronavírus são isolados e passam por exame de tuberculose, malária e Covid-19.
A secretária informou ainda que tem empenhado esforços para identificar, prevenir e controlar o contágio da doença no sistema prisional do Estado, disponibilizado materiais de insumo, como máscaras descartáveis, máscaras de pano, álcool 70%, kits higiênicos, sabão e equipamento de proteção individual. Os materiais são disponibilizados para todos os servidores e todas as pessoas privadas de liberdade.
Outra forma de prevenção que a Sejus adotou, foi realizando a sanitização das unidades e outros trabalhos de prevenção, como por exemplo, a fabricação de caixas e hastes de luz ultravioleta para a desinfecção de objetos e celas.
Em relação aos cuidados na hora do contato dos presos com os servidores, a Sejus disse que os policiais penais têm pouco contato físico com os presos, mas quando necessário, sempre utilizam máscara tanto os servidores quanto os presos e seguem as regras de higienização das mãos.
Coronavírus nos presídios
Boletim divulgado pela Sejus informou que 363 servidores testaram positivo para Covid-19, destes, 329 estão curados. Foram registradas ainda, seis óbitos de servidores. No momento não há servidores internados, segundo a secretaria.
Sobre os apenados, a Sejus disse que 492 testaram positivo para o Coronavírus, destes 470 estão curados. Um apenado precisou ser internado. Duas mortes foram registradas.