Rondônia, 02 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Nacional

Festcine Amazônia Itinerante em mais quatro distritos do Madeira

Quinta-feira, 03 Abril de 2008 - 12:57 | Assessoria de Imprensa Festcine Amazônia


A equipe do Festcine Amazônia Itinerante desceu o Baixo Madeira, no barco “Deus é amor” para percorrer a região durante uma semana exibindo filmes nos distritos de São Carlos, Nazaré, Calama e Demarcação e, apesar das dificuldades enfrentadas como a cheia do Madeira, nem por um minuto estes obstáculos desanimaram os integrantes da equipe do Festcine na realização desta segunda etapa da itinerância.



De acordo com Jurandir Costa, “novamente o envolvimento das escolas municipais e estaduais foi fundamental no processo de formação de platéia”. O administrador Xaxá de São Carlos enfatizou a necessidade e importância de ações culturais no Baixo Madeira. A direção da Escola Henrique Dias e Joel do Núcleo da Semed participaram da cerimônia de abertura no Ginásio Rubens Inocêncio de Sousa.

Segundo Marco Eldom, o palhaço Bob, – “Durante o dia a chuva caiu implacável, no entanto, em nenhuma das noites de exibição dos filmes não choveu e isso contribuiu para a presença do público, que recebeu o festival de forma calorosa, totalizando duas mil pessoas que marcaram presença nos quatro distritos”. Marco afirmou ainda que “gravamos inúmeros depoimentos destas pessoas que falaram sobre o universo do homem amazônico e estes depoimentos farão parte de um documentário que estamos produzindo sobre o projeto”.

De acordo com Jurandir Costa, “novamente o envolvimento das escolas municipais e estaduais foi fundamental no processo de formação de platéia”. O administrador Xaxá de São Carlos enfatizou a necessidade e importância de ações culturais no Baixo Madeira. A direção da Escola Henrique Dias e Joel do Núcleo da Semed participaram da cerimônia de abertura no Ginásio Rubens Inocêncio de Sousa.

No distrito de Nazaré a exibição aconteceu no Armazém Clube e a equipe do Itinerante contou com a colaboração de Francisco de Assis, o Gim, que divulgou o evento junto à comunidade local que prestigiou as sessões que, contaram também com a presença de alguns integrantes do grupo musical Minhas Raízes.

Em Calama, a Escola Estadual General Osório e a Escola Municipal Ana Granjeiro receberam vários kits do Joguinho da Amazônia, ofertada pela Petrobras e que ficou a disposição dos alunos destas escolas. “O Jogo é um quebra cabeças que interage com o universo da Amazônia, especialmente nos espaços onde a empresa atua. Daí a importância do jogo, por mostrar a realidade amazônica”, explicou Carlos Levy.

Levy disse ainda que “Demarcação, que é um distrito cortado pelo Rio Machado, o mesmo que corta o município de Ji-Paraná, foi a localidade onde foi concluída esta etapa da itinerancia. A equipe do Festival chegou na localidade durante um forte temporal, o que deixou a produção bastante apreensiva quanto à realização da exibição. A produção trabalhou mesmo embaixo de chuva, levantando o telão, mobilizando a comunidade, arrumando as cadeiras. O cinema foi instalado ao ar livre, na beira do Rio, contudo tudo transcorreu de forma perfeita durante a noite”.

“Certamente a energia das pessoas que estão na equipe de produção assim como a energia positiva das comunidades fez toda a diferença com a sua participação, demonstrando ter recebido o recado ambiental e, manifestando suas opiniões após a exibição dos trabalhos”. O próximo passo do Festival será a integração cultural com a Bolívia, finalizou Carlos Levy com entusiasmo.

O Festcine Amazônia Itinerante conta com o patrocínio do Ministério da Cultura, Fundo Nacional de Cultura, da Petrobrás através da Lei Rouanet, tem ainda o apoio da senadora Fátima Cleide, deputado federal Eduardo Valverde, IBM, Unir, Secel e Prefeitura de Porto Velho. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também