Polícia
No 1º semestre deste ano, patrulha escolar recolhe armas, cigarros e bebidas dentro e fora de escolas
Quinta-feira, 06 Julho de 2017 - 11:14 | da Redação
Armas de brinquedo, facas, canivetes, cigarros e bebidas são alguns dos produtos apreendidos pelos policiais militares nas proximidades, e até dentro, de escolas em Porto Velho. As apreensões ocorreram em ações e rondas realizadas pela patrulha escolar do 1° Batalhão da Polícia Militar de Porto Velho em 56 instituições de ensino, tanto estaduais, municipais como privadas. A patrulha escolar foi implantada em 2009 na capital.
Além de levar mais segurança aos estudantes, pais e professores, o objetivo é a prevenção, a repressão aos crimes e atos infracionais que envolvem crianças e adolescentes. Entre os meses de fevereiro a junho foram realizados mais de 1.490 visitas em escolas.
“A equipe que atua, especialmente, na patrulha escolar é dividida em três viaturas com três policiais em cada veículo. Os policiais realizam um trabalho de prevenção com abordagem a pessoas que ficam nas proximidades das escolas e nessas fiscalizações nós apreendemos vários materiais ilícitos dentro e fora das escolas”, explicou o sargento Valmir da Silva.
Para facilitar e agilizar esse atendimento, além de aproximar o contato com a escola, foi criado um grupo no aplicativo Whatsapp entre os policiais e diretores das unidades de ensino. “Os policiais usam um celular corporativo, dentro da viatura, e eles mantêm contato com os diretores. Para facilitar ainda mais, a gente criou um grupo para evitar que os diretores liguem diretamente para o Centro Integrado de Operações (Ciop). Com isso o atendimento às ocorrências serão mais rápidas quando precisarem”, disse o sargento.
As ocorrências mais registradas pelos policiais são brigas entre os próprios alunos, apreensão de materiais de uso de entorpecentes e roubo nas proximidades das escolas, onde alunos e professores se tornam vítimas de criminosos que aproveitam os horários de entrada e saída dos estudantes.
As ações também são de orientação. Dentro das escolas, os policiais realizam palestras de prevenção às drogas como as que ocorrem com a campanha “Diga não ao crack”, havendo até concurso da melhor redação com direito a brindes.
Os policias também ensinam os hinos Nacional e de Rondônia, realizam atividades esportivas, recreativas e ensinamento sobre o comportamento do pedestre no trânsito. No final das ações, os participantes recebem um certificado com sua própria foto para guardar de recordação.
Para realizar uma abordagem segura, os policiais participam de treinamento constantemente. “Nós passamos um treinamento específico para as equipes da patrulha escolar sobre como falar com os alunos e com a comunidade sem causar constrangimento e sobre o que é de competência da polícia e da direção da escola”, conclui o sargento.