Polícia
Operação Lei Seca prende 20 motoristas dirigindo embriagados na Capital
Sábado, 16 Março de 2019 - 08:26 | da Redação

Vinte pessoas foram presas por embriaguez na direção em duas blitze da Operação Lei Seca realizada pelo Batalhão de Trânsito da Polícia Militar nas avenidas Calama, Bairro Tiradentes, e na Calama, Bairro Embratel, em Porto Velho, na madrugada deste sábado (16).
Vários veículos foram parados de forma de fiscalizar se os motoristas estavam dirigindo sob efeito de álcool e muitos foram reprovados no teste do bafômetro, o que compromete, temporariamente, a capacidade psicomotora para dirigir. O trabalho na blitz também contou com o apoio de agentes do Departamento Estadual de Trânsito (Detran).
Segundo a PM, as ações ocorrem constantemente, em diversos pontos da cidade, para coibir infrações de trânsito e chamar a atenção dos motoristas para a mistura de álcool e direção, que altera a coordenação motora, equilíbrio, causa sonolência e reduz o tempo de resposta a imprevistos. Segundo o Detran, as abordagens da Lei Seca aumentaram 27,4%, e o número de motoristas embriagados dirigindo caiu 36% em Rondônia.
Ao ser presa, a pessoa dirigindo embriagada só será liberada após pagamento de fiança de pelo menos um salário mínimo. A multa administrativa para quem for flagrado é uma infração gravíssima, de R$ 2.934,70, além da suspensão do direito de dirigir por 12 meses, retenção do veículo até a apresentação de outro condutor habilitado. Em caso de reincidência em menos de 12 meses, o valor da multa dobra.
Com a alteração da lei nº 9.503, de 1997, do Código de Trânsito Brasileiro (CTB), há previsão de uma pena maior de prisão para os motoristas que causam acidentes graves ou fatais.