Rondônia, 14 de março de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

PF e Ibama destroem máquinas e estruturas usadas em garimpo ilegal de ouro e diamante

Sexta-feira, 14 Março de 2025 - 09:56 | Redação


PF e Ibama destroem máquinas e estruturas usadas em garimpo ilegal de ouro e diamante

A Polícia Federal e o Ibama, com o apoio da PM de Rondônia, deflagraram esta semana as operações Golden Border e Águas Claras, de combate a extração ilegal de ouro, diamantes e cassiterita em terras indígenas, além de outros crimes contra o meio ambiente. 

As operações ocorreram em terras situadas na reserva indígena Parque Aripuanã, na divisa entre os estados de Rondônia e Mato Grosso e na região próxima ao rio Cardoso. As investigações revelaram atividade de extração mineral ilegal dentro das áreas protegidas, com significativo impacto ambiental. Para o êxito das condutas criminosas, constatou-se que os investigados utilizavam estrutura logística complexa, incluindo maquinário pesado e instalações permanentes em região de proteção ambiental.

Como resultado das operações, foram desmontados e inutilizados quatro acampamentos ilegais, duas pás carregadeiras, 14 motores estacionários, dois resumidoras, um barco, uma balsa, um compressor e mil litros de óleo diesel, bem como outros insumos utilizados.

 

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também