Polícia
Polícia prende líder de facção com submetralhadora em oficina clandestina de armas na capital
Quarta-feira, 30 Abril de 2025 - 08:58 | Redação

Uma ação da Polícia Militar resultou na prisão de um homem apontado como liderança de facção criminosa e na apreensão de uma submetralhadora, munições e um verdadeiro arsenal em construção, escondido dentro de uma residência no bairro Cascalheira, zona leste de Porto Velho. A operação foi realizada pelo Batalhão de Patrulhamento Tático de Ação e Reação (BPTAR), após informações repassadas pelo setor de inteligência da corporação.
O alvo da operação foi Maicon U.S.J., 34 anos. Segundo a polícia, ele seria uma das lideranças do Comando Vermelho na região e estaria envolvido na produção artesanal de armamentos, em meio a uma disputa entre facções criminosas na capital.
Durante a abordagem, o investigado tentou fugir ao perceber a chegada das viaturas, mas foi detido ainda dentro da casa. No momento da fuga, ele jogou um celular no quintal, que foi recuperado pelos policiais.
Durante a revista na residência, os policiais descobriram dois compartimentos secretos sob o piso, cobertos por cerâmica. No primeiro esconderijo, foram encontradas 21 munições calibre .22. No segundo, havia uma submetralhadora artesanal equipada com silenciador e seletor de tiro automático e semiautomático, além de 22 munições calibre 9mm, três munições calibre .32, um coldre e peças de armamento embaladas em sacos plásticos.
No quintal da casa, os policiais encontraram um espaço improvisado como oficina de metalurgia, com equipamentos e materiais usados na fabricação de armas, incluindo furadeiras, lixadeiras, máquina de solda, barras metálicas, ferramentas e eletrodos. Também foram apreendidas vestimentas camufladas semelhantes às usadas por militares do Exército.
De acordo com a polícia, a estrutura montada na residência reforça a suspeita de que o local servia como ponto de fabricação e armazenamento de armas de fogo de uso restrito.