Rondônia, 02 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Projeto Semeando Sustentabilidade promove implantação de hortas comunitárias em Itapuã do Oeste

Terça-feira, 17 Maio de 2016 - 18:52 | Da Redacao


Entre os vários benefícios da criação de hortas comunitárias e urbanas está a inserção econômica de famílias em situação de vulnerabilidade social, geração de renda, redução de gastos, segurança alimentar e melhoria da qualidade nutricional. Pensando nessas e em outras questões, o projeto Semeando Sustentabilidade, patrocinado pela Petrobras através do Programa Petrobras Socioambiental, e executado pelo Centro de Estudos Rioterra, tem promovido ações de estímulo a implantação de hortas no município de Itapuã do Oeste (RO).

No último sábado (14), em reunião pública, foi apresentada a Horta Comunitária do Viveiro Municipal de Itapuã do Oeste. A ação envolverá mulheres desempregadas e com filhos ainda pequenos, para promover o empoderamento feminino e o desenvolvimento econômico de famílias em situação de risco.

“As mulheres se mostraram empolgadas com a oportunidade e já temos 25 participantes confirmadas para o curso de capacitação e construção da horta, programado para junho”, comentou Janaína Alves, do setor Educação do CES Rioterra.

“Eu tenho uma horta e quero muito fazer esse curso para melhorar e expandir minha produção, e participar desse projeto que pode ajudar muita gente”, disse Marinês Ramos Nascimento, .

Outra ação, nos dias 12 e 13 de maio, na Escolha Municipal de Ensino Fundamental Cecília Meirelles, na Linha B40, área rural do município, envolveu alunos, professores, funcionários da escola e pais dos estudantes na finalização da horta comunitária local.

“Esta é a segunda etapa da ação. Na primeira construímos os canteiros e os enchemos com terra adubada. Agora fizemos a semeadura de couve, alface, rúcula, salsa, coentro, maxixe, pimenta e abóbora. Daqui pra frente, pais e servidores serão responsáveis por cuidar da horta e nós faremos a orientação e assistência técnica”, explicou Alexandre Queiroz, do Setor Educação do CES Rioterra.

“A ação ajudou a enriquecer as práticas educativas mostrando como se produz os alimentos e sua importância nutricional. E a horta funcionando vai melhorar o cardápio da merenda com verduras e legumes frescos”, destacou Luciana Monteiro da Silva, diretora da Escola.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também