Polícia
Quadrilha especializada em furtos e roubo é desarticula e oito são presos em Guajará
Segunda-feira, 23 Janeiro de 2017 - 10:28 | da Redação
A Polícia Federal, em conjunto com Polícia Civil de Rondônia, desarticulou uma quadrilha especializada em furtos e roubos da região de Guajará-Mirim. Na última sexta-feira (20), policiais civis e federais deram cumprimento a mandados de prisão preventiva e busca e apreensão pela Operação Êxodo 22, no Bairro Triângulo daquele município e recuperaram vários objetos. Oito pessoas foram presas.
De acordo com o delegado titular da Polícia Civil em Guajará-Mirim, Lawrence Lachi, após o furto de cinco motocicletas realizado em um depósito secundário da Polícia Federal, iniciaram-se as investigações da PF com o apoio da Polícia Civil e da Agência Fluvial de Guajará-Mirim. No mesmo dia em que se iniciou o trabalho investigativo, alguns envolvidos no crime foram identificados, assim como, foram apreendidos 5 mil litros de combustível, 2 kg de cocaína, pacotes de cigarro, 12 motores, CDs e DVDs, carros e motos, bicicletas, frascos de baterias e demais produtos encontrados durante as ações investigativas.
As investigações continuaram e na última sexta-feira (20), foi realizado o cumprimento de 12 mandados de prisão preventiva, sendo que oito pessoas foram presas e, quatro já se encontravam na casa de detenção masculina de Guajará-Mirim. Foram cumpridos ainda seis mandados de busca e apreensão durante a operação, sendo apreendido um carro, uma motocicleta e bens diversos.
Lawrence Lachi, delegado da Polícia Civil, disse ainda que o trabalho em conjunto das Polícias Federal e Civil e de outros órgãos de segurança vai continuar no sentido de dar mais segurança e tranquilidade à população da região. “A união de forças do bem dentro do segmento da segurança pública propicia resultados positivos para o setor e consequentemente para a população residente na região”, comenta o delegado.
A organização criminosa praticava furtos e roubos na região e encaminhava os produtos do crime para a Bolívia, país que faz fronteira com o Brasil no município de Guajará-Mirim e, como pagamento recebiam entorpecentes que era comercializado na região. Contudo, com o trabalho conjunto das polícias, parte da quadrilha foi desarticulada.
Nesta Operação, participaram 35 policiais, seis delegados entre eles federais e civis, além do apoio da Marinha do Brasil com a Agência Fluvial de Guajará-Mirim.