Rondônia, 08 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Polícia

Rebelião no presídio de segurança máxima em Rio Branco deixa ferido

Quarta-feira, 26 Julho de 2023 - 14:49 | do G1


Rebelião no presídio de segurança máxima em Rio Branco deixa ferido

Agentes de segurança tentam conter uma rebelião no presídio de Segurança Máxima Antônio Amaro, em Rio Branco (AC), nesta quarta-feira (26). A estrada que dá acesso ao presídio foi bloqueada. Um policial penal foi ferido superficialmente na ação e encaminhado ao pronto-socorro da capital e um segundo policial segue refém dos presos, que tentam fugir.

O policial foi ferido com um tiro de raspão no rosto. Os presos usaram a própria arma do agente, que foi atendido pelo Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu) e levado ao pronto-socorro da capital.

A Secretaria de Estado de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp) informou que pelo menos 13 presos participaram da rebelião. "O governo do Estado, por meio da Secretaria de Justiça e Segurança Pública do Acre (Sejusp), informa que detentos do pavilhão de isolamento do Presídio Antônio Amaro iniciaram um princípio de motim, quando 20 policiais penais realizavam a segurança do pavilhão. Na ação, os detentos fizeram dois policiais penais reféns", diz a nota encaminhada pelo governo.

Foi montado um gabinete de crise e uma reunião com o presidente do Instituto de Administração Penitenciária do Estado do Acre (Iapen) está definindo ações a serem tomadas. " Homens das polícias Militar, Penal, Gefron e Bope já atuam na área". Todos os policiais, inclusive os que estavam de folgas, foram chamados para reforçar a operação no presídio.

"O gabinete de crise com toda a cúpula de Segurança Pública foi instaurado na sala de situação da Sejusp. Providências estão sendo tomadas e os operadores de segurança já estão atuando no local", informou em nota a secretaria.

O Ministério Público do Estado do Acre (MPAC) informou que está acompanhando os acontecimentos relacionados à rebelião. "Diante da gravidade da situação, o MP-AC irá instaurar procedimento para apurar as circunstâncias que levaram a esse episódio de violência", informou o procurador-geral de Justiça, Danilo Lovisaro.

Em seu perfil oficial no Instagram, o governador do Acre, Gladson Cameli, destacou que entrou em contato com o ministro da Justiça, Flávio Dino.

“Recebi dele a garantia de total apoio das forças de segurança do governo federal neste momento de crise. O governo do Acre está atento e agiu para garantir uma rápida solução. Agradeço ao ministro e ao governo federal pela disponibilidade em nos atender com rapidez e prontidão”, escreveu.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também