Polícia
Trio é preso após assaltar residência e trocar tiros com a PM; bandidos usavam arma da Marinha boliviana
Quarta-feira, 29 Novembro de 2017 - 10:13 | da Redação
Dois homens e uma mulher foram presos após roubarem vários objetos de uma residência, ameaçar as vítimas, trocarem tiros com a polícia e ainda resistirem a prisão. O trio foi detido no Rua Nicarágua, Bairro Embratel, em Porto Velho, nesta terça-feira (28). Os ladrões estavam armados com pistolas da Marinha boliviana.
De acordo com o boletim de ocorrência, uma guarnição da Polícia Militar ouviu pelo rádio o Ciop informando que havia acontecido um roubo e o celular levado pelos bandidos indicava que eles estavam na Rua Eduardo Lima e Silva, no Bairro Cidade Nova, na Zona Sul. A guarnição se deslocou para a localidade e durante o trajeto avistou um carro modelo Versa de cor preta e placa QBF5187. Informações que tinham sido repassadas pelas vítimas.
Foi dada ordem de parada na Rua Humberto Florêncio, mas o condutor do veículo ignorou e fugiu em alta velocidade, dando início a uma perseguição. A guarnição informou pelo rádio as coordenadas para as outras viaturas e foi feito um bloqueio na Rua Pastor Leonardo. No entanto, os bandidos, ao perceberem o bloqueio, efetuaram disparos de arma de fogo contra a guarnição que atirou de volta. Os criminosos fizeram uma manobra brusca, quase atropelando um PM, e conseguiram continuar a fuga.
A perseguição continuou, havendo nova troca de tiros. Um dos policiais atirou contra o pneu do veículo e na Rua Mister Mackenzie, os bandidos perderam o controle da direção e bateram no meio fio. O condutor do veículo, Jercimom Lopes da Silva, e o passageiro, Ernandes Magalhães Paes, tentaram fugir, mas foram alcançados pela guarnição.
Com Ernandes Magalhães Paes foi encontrada uma arma de fogo tipo pistola de fabricação alemã e marca Heckler e Koch, calibre 9mm, pertencente ao acervo da Fuerza Naval Boliviana, com quatro munições. Ainda foram encontrados outras 11 munições intactas, dois aparelhos celulares, um frasco de perfume, um anel de cor dourada, um cordão de cor dourada com dois pingentes. Ernandes estava monitorado por tornozeleira eletrônica e a tentava esconder com papel alumínio.
Já o conduzido Jercimom Lopes da Silva resistiu a prisão entrando em luta corporal com dois policiais militares, sendo necessário o uso da força física moderada para contê-lo. Segundo a ocorrência, mesmo contido no chão, o conduzido continuava se debatendo para não ser algemado, o que ocasionou algumas escoriações. Com ele, foram encontrados R$ 124,00 e uma aliança de cor dourada.
Dentro do carro, os policiais ainda encontraram e prenderam Thalyta Thabita Alves Hitzschky. Ela estava com o filho de quatro meses de idade no colo. A criança foi entregue para a avó materna.
Outros objetos e roupas roubados da residência das vítimas foram encontrados dentro do veículo, assim como uma barra de ferro tipo mola de caminhão com a ponta afiada, com as características modificada para praticar arrombamentos.
Sobre o aparelhos celulares que estavam rastreados, os bandidos informaram que jogaram fora ao perceberem que poderiam ser encontrados através deles.
Já na Central de Policia, as vítimas reconheceram os conduzidos como autores do roubo. Elas contaram que por volta das 23 horas, perceberam que um veículo de cor escura parou na frente de sua residência e Ernandes Magalhães Paes desceu do veículo com uma arma de fogo, anunciou o roubo e levou as vítimas para dentro do quintal. Em seguida, o comparsa trancou o portão da residência e, juntos, começaram a fazer ameaças de morte caso as vítimas esboçasse alguma reação. Uma das vítimas estava com o filho de dois anos de idade e ficou lesionada quando o bandido puxou um cordão que estava em seu pescoço e ela caiu. Quando os bandidos fugiram, as vítimas conseguiram ver o carro e anotar a placa.
Uma outra vítima do trio também compareceu a delegacia e reconheceu os criminosos. Disse ainda que outras três pessoas agiram com os conduzidos.