Política
Acir Gurgacz não vê motivo para impeachment, informa assessoria do senador
Segunda-feira, 21 Março de 2016 - 20:59 | Da Redacao
O posicionamento do senador Acir Gurgacz (PDT) sobre o possível desembarque do partido da base aliada do governo Dilma Rousseff gerou inúmeras interpretações nesta segunda-feira. Houve quem concluísse, após reunião dos mandatários da sigla em Porto Velho, que o senador de Rondônia teria se colocado a favor do impeachment da presidente.
Em contato com a assessoria de Gurgacz, o jornal Rondoniagora recebeu a informação de que “hoje” Acir é contra a saída da presidente da República. “Primeiro por se tratar de um processo comandado por Eduardo Cunha (PMDB), segundo porque o senador não vê crime de responsabilidade nas acusações apresentadas contra Dilma”, informou a assessoria.
O PDT deve se reunir esta semana para decidir se deixa ou não a base aliada. “Isso não quer dizer que os membros do partido vão votar pelo impeachment. Hoje, o projeto é deixar o governo para se dedicar ao Ciro Gomes, que se lançou pré-candidato à presidência em 2018”.
O posicionamento de Acir Gurgacz mantém, de certa forma, coerência com suas últimas decisões no Senado. Relator das chamadas “pedaladas fiscais”, o senador contrariou parecer dos técnicos do TCU (Tribunal de Contas da União). “Pode ser que no futuro o senador seja a favor de impeachment, se apresentados outros motivos. Mas hoje ele não vê motivos para a saída da presidente. Não há crime de responsabilidade no processo que começou a tramitar no Congresso”, repetiu a assessoria.