Rondônia, 19 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Comissão Eleitoral declara oficialmente Caio Marin presidente do Sindsaúde

Quarta-feira, 17 Agosto de 2011 - 08:42 | Assessoria


Quarenta e seis dias após o resultado da eleição do Sindicato dos Trabalhadores da Saúde de Rondônia (Sindsaúde), a Comissão Eleitoral declara finalizado o processo eleitoral e define o próximo dia 25 de agosto para a realização da solenidade de posse da diretoria eleita, para o quadriênio 2011-2015.



O presidente da Comissão Intersindical, Israel Borges (que também compôs a Comissão Eleitoral do Sindsaúde), destacou que essa ficou marcada na história do movimento sindical rondoniense como a primeira eleição parametrizada – que teve o uso de urnas eletrônicas cedidas pelo Tribunal Regional Eleitoral de Rondônia (TRE-RO). “Tal inovação serve de referência para outras eleições sindicais”, acrescentou Borges.

Outro fato inédito refere-se ao longo tempo que transcorre entre a eleição e a posse dos eleitos. Do dia 1º de julho (quando ocorreu a eleição) até 25 de agosto vindouro (data marcada para a posse) totalizarão 55 dias. “Na história do Sindsaúde um presidente eleito nunca demorou tanto para tomar posse!”, comentou a técnica de Enfermagem, Rubenita Almeida, que é foi uma das primeiras filiadas. ”Sou do tempo do primeiro presidente Sebastião Pinto”, completou.

Mesmo com eleição parametrizada, que garantiu o resultado das apurações na maior celeridade, o encerramento do processo eleitoral foi protelado por quase dois meses, por decorrência de Pedido de Impugnação do Resultado da Eleição, que foi protocolizado junto à Comissão Eleitoral, tendo sido posteriormente encaminhado, para análise, ao Juiz da 1ª Vara do Trabalho da Comarca de Porto Velho, através do ofício nº 058/2011-CE /SINDSAÚDE.

Enquanto a Comissão Eleitoral aguardava o parecer judicial, a expectativa dos servidores se transformava em angústia. “O tempo ia passando e a gente ficava angustiado! Porque não havia motivo para impugnação, já que foi uma eleição limpa! Todo mundo queria saber o dia da posse, mas não saia uma definição, aí a angústia só aumentava!”, revelou Margarida Silva, funcionária do Hospital João Paulo II.

Foi então que, na última segunda-feira,15, a Justiça devolveu o Pedido de Impugnação e anexos à Comissão Eleitoral, entendendo que a esta cabia a decisão. Imediatamente, o presidente da Comissão, Evaldo Oliveira Silva, acionou os demais membros para a reunião decisiva, ocorrida na sede do Sindsaúde às 17 horas desta terça-feira (16-08), quando foi dado o parecer final, por unanimidade, pelo indeferimento do Pedido de Impugnação da Eleição do Sindsaúde ocorrida no dia 1º do corrente ano.

No documento, a Comissão “declara ELEITA a CHAPA 74 ‘Sindsaúde para Todos’, encabeçada pelo candidato Caio Marin. Ato continuo a Comissão Eleitora declara finalizado o processo eleitoral, ficando definida a data de 25 de agosto de 2011, às 19h30min, para realização da solenidade de posse da chapa eleita, cujo local será definido...”.

Por volta das 17 horas, o presidente eleito, Caio Marin, recebeu da Comissão a Ata da Reunião lavrada. Em seguida, o momento foi de muita alegria. Os membros da nova diretoria e um grupo de eleitores comemoraram a conquista. “Uma nova história começa a ser escrita!”, declarou Caio emocionado.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também