Rondônia, 16 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Estado lança projeto para combater a miséria e reduzir número de excluídos

Terça-feira, 11 Outubro de 2011 - 09:28 | RONDONIAGORA


Estado lança projeto para combater a miséria e reduzir número de excluídos
O governador Confúcio Moura (PMDB) e a secretária de Assistência Social, Cláudia Moura, explicaram detalhadamente nesta terça-feira as linhas de ação do projeto FutuRO, um dos maiores programas de transferência de renda e inclusão social, subdivididos nas áreas de habitação, esporte, lazer, cultura e segurança pública, englobando todos os segmentos do Governo. “Não se trata de um programa assistencialista porque tem objetivo de tirar essas pessoas da situação dramática, garantindo renda, cidadania e dignidade”, explicou o chefe do Executivo. Ele já apresentou o FutuRO a presidente Dilma Rousseff que, segundo ele, “achou o máximo”.



O projeto de Rondônia será o quinto de complementação de renda do Bolsa Família. O cartão, já criado, do Estado terá a logomarca do Bolsa Família e ao lado o Bolsa FutuRO. Em termos práticas, as famílias que já possuem o benefício do Governo Federal terão um adicional de valores custeados pelo Estado. E àquelas pessoas que não tem acesso e cujos dados o IBGE constatou que estão abaixo da linha da miséria (gente que vive com R$ 70 por mês) também receberão o Bolsa FutuRO. Essas famílias estão localizadas nas beiras de rio, reservas extrativistas, periferias das cidades e na maioria é idoso. No mesmo passo de Rondônia, Rio de Janeiro, Amapá e São Paulo também lançaram idéias semelhantes.

Segundo a secretária Cláudia Moura, a partir de novembro um instituto sairá em campo para identificar as pessoas que vivem em condições precárias e que, literalmente, estão passando necessidades básicas e produzir um diagnóstico. A partir desse estudo, o FutuRO entra em ação transferindo renda através do cartão e incluindo as famílias nos mais variados programas de inclusão no mercado de trabalho. Paralelo a essas ações, a Seas também coordena a criação de restaurantes populares na zona Sul e zona Leste para vender comida a R$ 1,00. Há outras diretrizes também para construção de casas própria em torno de 5.359 unidades e outras 2 mil na zona rural, além do fortalecimento do programa de regularização fundiária. Jovens, idosos, e o pessoal apto ao trabalho, mas sem qualificação, também terão oportunidades , inclusive com incentivo ao esporte e lazer.

O Projeto FutuRO está na Assembléia Legislativa, segundo o governador Confúcio Moura, aguardando apreciação e votação. Após o crivo dos parlamentares, Rondônia implanta o programa.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também