Política
Fiero mobiliza classe política pela internacionalização do aeroporto
Quarta-feira, 27 Abril de 2016 - 13:46 | Da Redacao
Passados quase 15 anos desde que ganhou o título de “Aeroporto Internacional Jorge Teixeira de Oliveira”, sepultando o antigo nome Belmont, o aeroporto de Porto Velho continua ostentando-o apenas no papel. Para mudar essa realidade e dotar as instalações do aeroporto da Capital das condições necessárias a ganhar um terminal internacional, a Federação das Indústrias de Rondônia (Fiero) está mobilizando a classe política e os órgãos. Pretende com isso, o alfandegamento para, assim, receber e autorizar voos internacionais.
A mobilização já começou com o envio de correspondência aos membros da bancada federal de Rondônia no Congresso, solicitando engajamento ao esforço para a efetiva internacionalização do aeroporto.
Para o presidente da Fiero, Marcelo Thomé, é inconcebível que um estado com o potencial de Rondônia, estrategicamente localizado, não esteja em condições de exportar sua produção a partir de seu principal aeroporto, assim como receber voos internacionais, facilitando as trocas comerciais e o fluxo de turistas, tanto chegando como saindo do Brasil.
Em nível regional, a Federação das Indústrias está mobilizando a Assembleia Legislativa, solicitando do presidente daquela Casa, deputado Maurão de Carvalho, audiência pública com a participação dos principais órgãos envolvidos nas questões de alfandegamento.
Marcelo Thomé expõe na correspondência a bancada federal que, após 34 anos de sua transformação de território em estado, Rondônia ainda não mereceu o respeito das autoridades responsáveis, para alfandegamento do aeroporto de sua capital. ”Acreditamos na consolidação do alfandegamento do Aeroporto Jorge Teixeira de Oliveira, como importante mecanismo para o desenvolvimento econômico e social de Rondônia e, consequentemente, da região”, destaca o presidente da Fiero.