Política
Jean Oliveira participa do ato de assinatura da Ordem de Serviço para início da obra de recuperação da ponte do Rio Jamari
Quinta-feira, 17 Janeiro de 2019 - 10:43 | da Assessoria
O deputado Jean Oliveira participou na tarde de terça-feira, 15, no auditório municipal Dep. Eduardo Valverde, à Rua Ayrton Sena, 1195, no município de Itapuã do Oeste, da cerimônia da emissão de Ordem de Serviço para a recuperação da ponte sobre o Rio Jamari.
Em seu pronunciamento o deputado Jean Oliveira fez um resumo da história das reivindicações até chegar nesse momento de início da obra:
“ Apesar da morosidade, da demora, podemos considerar este momento histórico para o município de Itapuã do Oeste. Histórico por ser o momento em que se está realizando a cerimônia de Emissão de Ordem de Serviço para recuperação da ponte sobre o Rio Jamari. Ponte de importância fundamental para a população de Itapuã do Oeste.
Muitas foram as lutas, muitos foram os entraves que tivermos que enfrentar para que hoje o sonho se tornasse realidade. Hoje é fato, hoje é realidade, a obra já está começando.
Por uma propositura nossa, enquanto deputado, a Assembleia Legislativa do Estado de Rondônia, realizou audiência pública em Itapuã do Oeste no dia 29 de outubro de 2015, para discutir a questão da ponte e buscar uma solução para sua recuperação.
Não poderíamos sacrificar tanto a população, até porque, a ponte é um direito do município, por ser uma das compensações da Hidrelétrica de Samuel, da Eletronorte, às populações atingidas pelos impactos sociais e ambientais proveniente da sua construção.
Por justiça, precisamos dizer que essa luta para a recuperação da ponte, já vinha sendo travada pelo senador Valdir Raupp e a deputado federal Marinha Raupp, que esteve presente na audiência pública realizada pela Assembleia Legislativa em outubro de 2015. A deputada Marinha Raupp foi a única parlamentar de Brasília a participar da audiência pública, onde, mais de 500 pessoas estiveram presente.
Registramos também a luta permanente da população, via, o Movimento dos Atingidos por Barragens/RO, que sempre estiveram pressionando a Eletronorte pela ponte. As reuniões entre os movimentos populares pela ponte e a Eletronorte em Brasília sempre foram articuladas e facilitadas pelo senador Valdir Raupp e a deputado Marinha.
A ponte sobre o Rio Jamari começou a ser construída em 2002 por uma empresa contratada pela Eletronorte. Em 2004, a obra foi interrompida e com o início do aterro, parte da ponte desabou. Durante alguns anos ocorreu impasse judicial entre a Eletronorte e a empresa contratada. Em 2015, após a audiência pública, a batalha pela reconstrução da ponte tomou força, responsabilizando a Eletronorte pela obra.
Participamos de diversas audiências em Brasília na sede da Eletronorte, articuladas pela deputada Marinha e o senador Valdir Raupp, para que a empresa pudesse retomar a obra. Somente no final do ano passado, de posse das especificações técnicas a Eletronorte assumiu o compromisso de retomar o processo para iniciar a obra, concordando com o nosso pleito.
Devemos também agradecimento ao então secretário estadual de Meio Ambiente, à época, Hamilton Santiago, que colaborou na celeridade para a expedição da licença prévia e de instalação para a obra.
Essa soma de esforços é que nos estar dando essa vitória. O prefeito, Moisés Cavalheiro, os vereadores, foram também muito importante nessa conquista. Estiveram sempre presente acompanhando o andamento dos trabalhos.
Vamos agora cobrar da Eletronorte que o cronograma de trabalho estabelecido para reconstrução da ponte seja cumprido, contemplando enfim, esse pleito de décadas da população.
Agradecemos à população do município que acreditou no nosso trabalho, e novamente estamos aqui, nos colocando à disposição para contribuir no que for possível para a melhoria das condições e da qualidade de vida da população de Itapuã do Oeste”.
Após o encerramento do ato de assinatura da emissão de Ordem de Serviço, o deputado foi visitar o local do canteiro de obra da recuperação da ponte, acompanhado do prefeito, dos vereadores, lideranças comunitárias e gestores da Eletronorte presentes.