Política
JUIZ DETERMINA BUSCA E APREENSÃO DURANTE PREPARAÇÃO DE VELÓRIO EM PORTO VELHO
Quarta-feira, 17 Outubro de 2012 - 17:56 | RONDONIAGORA
Uma denúncia anônima levou o juiz eleitoral Renato Bonifácio de Mello Dias a determinar busca e apreensão na residência do vereador eleito em Porto Velho, Jair Montes (PTC). Agentes da Polícia Federal cumpriram a determinação judicial no exato momento em que populares se aglomeravam para um velório na casa do político. A esposa do vereador Maria Eliane montes, havia falecido horas antes, o que causou grande movimentação no local. “Um ato absurdo de opositores que denunciaram a existência de compra de votos”, afirmou o advogado Breno Mendes. Maria Eliane faleceu às 10h15min e Jair Montes ainda estava na funerária tratando do enterro da esposa. A casa foi cercada por agentes federais que revistaram todo o local na busca de supostas provas de compra de votos. Testemunhas relatam que até mesmo o forro da casa foi revistado. Nada foi encontrado. A ação foi comandada pelos delegados federais Rodrigo Nunes Bertrand e Sandro Luiz do Valle.
A determinação judicial “ex-oficio”, como descreveu o juiz, informava que “os elementos amealhados são sérios graves e demandam rápida resposta judicial”. No entanto, o relatório final da busca, assinado pelos dois delegados da Polícia Federal informou que nada de anormal foi encontrado. O juiz despachou o mandado às 12 horas desta quarta-feira.
Para aliados do vereador Jair Montes, a ação judicial teve clara motivação política em razão da decisão do eleito em caminhar com o candidato Lindomar Garçon (PV). Segundo apurou o jornal, a denúncia ao 148 do TRE afirmava que existiriam cerca de R$ 100 mil para compra de votos na eleição de 28 de outubro.