Política
Marcos Rogério é cotado para assumir presidência do Conselho de ética
Quarta-feira, 20 Março de 2013 - 14:22 | RONDONIAGORA
As especulações em torno do nome do deputado federal Marcos Rogério (PDT-RO) começaram no fim do mês passado, quando o colunista da Veja, Lauro Jardim, escreveu no Radar On Line que o presidente da Câmara Federal, Henrique Eduardo Alves (PMDB-RN), havia prometido a cadeira ao PDT como parte do acordo feito durante a campanha à presidência da Casa. No entanto há quem garanta que o cargo deve ficar com o PT.
Presidido pelo deputado federal José Carlos Araújo (PSD-BA), o Conselho de Ética deveria definir nesta quarta-feira (20), o nome do novo presidente. Mas a decisão foi adiada e só deverá acontecer na próxima semana.
Nomes confirmados
Oficialmente há nove nomes cotados para a nova formação do conselho. De acordo com a secretaria geral da Mesa da Câmara, Mauro Lopes (PMDB-MG), Ronaldo Benedet (PMDB-SC), Wladimir Costa (PMDB-PA), Sérgio Britto (PSD-BA), José Carlos Araújo (PSD-BA), Luiz Argôlo (PP-BA), Lúcio Vale (PR-PA), Paulo Feijó (PR-RJ), Júlio Delgado (PSB-MG), Zequinha Marinho (PSC-PA), Marcos Rogério (PDT-RO) e Sérgio Moraes (PTB-RS) foram indicados pelos seus partidos.
Conselho de ética
O Conselho de Ética da Câmara dos Deputados é responsável por analisar processos de quebra de decoro parlamentar. Nos últimos dois anos sete deputados foram julgados. Nenhum foi cassado.