Política
Maurão de Carvalho e Laerte Gomes homenageiam Paulo Moraes
Quinta-feira, 20 Abril de 2017 - 15:05 | da Assessoria
O presidente da Assembleia Legislativa, Maurão de Carvalho (PMDB), e o deputado Laerte Gomes (PSDB) elaboraram um Projeto de Lei que homenageia o saudoso Paulo Moraes, denominando a RO – Expresso Porto com o nome do falecido secretário de Segurança Pública do Estado, ex=vereador de Porto Velho e ex-deputado estadual.
Histórico
O deputado Laerte Gomes também se pronunciou em indicação, afirmando que, pela história de serviço, o ex-secretário de Segurança preenche os requisitos necessários para receber a homenagem proposta. “Paulo Moraes foi um grande homem e contribuiu muito para a segurança pública de nosso Estado. Deixou um legado que engrandece Rondônia e merece a perpetuação de sua história com esse feito”, comentou.
Histórico
Paulo Roberto de Oliveira Moraes nasceu em Loanda, no Paraná e anos depois veio para Porto Velho. Casou-se com a ex-vereadora da capital, Sandra Moraes e teve três filhos. Formado pela Faculdade de Direito de Cruz Alta, do Rio Grande do Sul, foi aprovado em 1º lugar para o cargo de Delegado da Polícia Civil do Estado de Rondônia.
Durante sua trajetória, ele exerceu diversos cargos e também criou a Delegacia de Defesa da Mulher. Foi professor na Academia de Polícia, administrando cadeiras como Médico Legista e de investigação policial. Ao ingressar na carreira política, foi vereador eleito e reeleito na Legislatura seguinte, virando então presidente da Câmara Municipal de Porto Velho. Também foi deputado estadual, sendo eleito secretário da Mesa Diretora no período de 1997 a 2000.
Em 2003, Moraes recebeu no plenário da Câmara Municipal o título de Cidadão Honorário da capital e também uma Medalha de Mérito Forte Príncipe da Beira, por ocasião dos 28 anos de criação da Polícia Militar, que foi entregue pelo então governador de Rondônia, Ivo Cassol, a quem agradeceu por lhe confiar o cargo de secretário de Segurança do Estado.
Paulo Moraes, além desses feitos, também exerceu a presidência do Conselho de Segurança Pública do Norte (Consenor); Vogal do Colégio Nacional de Secretários de Segurança Pública; membro efetivo do Conselho de Fronteira Oeste (Consefo); presidente do Conselho Diretor do Departamento de Trânsito (Detran); presidente do Conselho Deliberativo do Funrespol da Polícia Civil e presidente do Conselho Deliberativo do Corpo de Bombeiros.
Ele faleceu em 2015, deixando um grande legado na área de segurança pública do Estado.