Rondônia, 18 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Nova Mesa Diretora da ALE será empossada no domingo

Quinta-feira, 29 Janeiro de 2009 - 18:48 | Assessoria


O presidente da Assembléia Legislativa, deputado Neodi (PSDC), vai conduzir no próximo domingo (1º), sessão especial para posse da nova Mesa Diretora, eleita para o biênio 2009/2011. A solenidade de posse está programada para acontecer às 10 horas, no plenário das deliberações do Poder Legislativo.



Conforme estabelece o regimento interno da Casa, com a vacância das duas vagas, a eleição para preenchimento dos cargos ocorrerá na primeira sessão ordinária, prevista para acontecer em fevereiro.

Os ex-deputados Alex Testoni e Chico Paraíba também foram eleitos para a composição da nova Mesa Diretora nos cargos de 2º vice-presidente e 2º secretário, respectivamente. O primeiro renunciou o cargo de deputado para tomar posse como prefeito na cidade de Ouro Preto e o segundo tomou posse no último dia 8 de janeiro como conselheiro do Tribunal de Contas do Estado.

Conforme estabelece o regimento interno da Casa, com a vacância das duas vagas, a eleição para preenchimento dos cargos ocorrerá na primeira sessão ordinária, prevista para acontecer em fevereiro.

Economia - Após a solenidade de posse, o presidente da ALE, deputado Neodi, fará a entrega simbólica ao governador do Estado Ivo Cassol de um cheque no valor de R$ 21 milhões, fruto da nova política administrativa adotada pela Mesa Diretora. Os recursos serão aplicados na melhoria das estradas, aquisição de equipamentos para associações e compra de maquinários para recuperação da malha viária do Estado.

Em 2007, o Poder Legislativo conseguiu economizar mais de R$ 28 milhões, recursos que também foram repassados para o Estado. O dinheiro economizado permitiu o Estado firmar vários convênios com a comunidade Irmã Marcelina, Centro do Menor de Porto Velho, implantação da Universidade Aberta do Brasil (UAB), além de beneficiar associações e entidades do Estado.

Quem são os novos ocupantes da Mesa Diretora

Neodi (PSDC) presidente - Neodi é da região de Machadinho e está no seu primeiro mandato - mas já exerceu cargo de deputado anteriormente. Sua carreira política começou em 1996, quando foi eleito prefeito de Machadinho. Reeleito em 2000 com o dobro da votação (5.119 votos), o que compreende 53,88% dos votos válidos. Em 12 de janeiro de 2003 assumiu a vaga do ex-deputado Paulo Moraes. No mesmo ano foi eleito líder do governador Ivo Cassol na Assembléia. Nas eleições de 2006 foi eleito deputado com 10.880 votos (o mais votado do PSDC) e no ano seguinte empossado presidente do Poder Legislativo.

Miguel Sena (PV) 1º vice-presidente - Miguel Sena está no seu primeiro mandato e tem sua base política na região de Guajará-Mirim, na fronteira com a Bolívia. Já atuou no PT e foi secretário municipal de saúde na cidade de Rolim de Moura, Zona da Mata do Estado. Foi secretário de Saúde do Estado e eleito nas últimas eleições estaduais com 7.084 pela coligação “Determinação e Trabalho” (PV, PAN, PRONA).

Jesualdo Pires (PSB) 1º secretário - Empresário e engenheiro civil. Foi presidente do Rotary Clube, conselheiro do Conselho Regional de Engenharia e Arquitetura (CREA), e diretor da Apae, de Ji-Paraná. Nas eleições de 2006 foi eleito deputado estadual com 12.015 votos, o mais votado do partido. Além de atuar em todo o estado, sua atuação política se concentra nos seguintes municípios: Ji-Paraná, Presidente Médici, Ouro Preto, Urupá, Teixeirópolis e Cacoal.

Ezequiel Neiva (PPS) 3º secretário - Natural de Campina da Lagoa, Estado do Paraná. É funcionário público – policial militar. Foi primeiro suplente de deputado estadual nas eleições de 2002. Na última eleição estadual obteve nas urnas 10.043 votos, sendo o mais votado do PPS. Defensor dos policiais militares no Poder Legislativo, tem sua base eleitoral no Sul do Estado.

Maurinho Silva (PSDB) 4º secretário - Nasceu na cidade de Ibotirama, na Bahia. Líder comunitário, já disputou eleição para a Câmara de Vereadores de Porto Velho. Foi eleito deputado estadual com 5.153 votos, o mais votado pela coligação “Unidos por Rondônia” (PHS, PRP, PSDB, PRdoB). Sua base compreende os municípios de Porto Velho, Pimenta Bueno, Ouro Preto, Candeias e Guajará-Mirim.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também