Política
Presidente da Assembleia é o deputado mais atuante de 2024, revela pesquisa
Quinta-feira, 19 Dezembro de 2024 - 19:09 | Redação
O presidente da Assembleia Legislativa Marcelo Cruz (Avante) foi o deputado estadual mais atuante de 2024, segundo apontou uma sondagem realizada pelo Instituto Brasil 25 municípios que possuem 70% da população com 890 eleitores.
Na pesquisa, o instituto perguntou aos eleitores “qual o deputado estadual que você considera mais atuante da região neste ano de 2024?”. Todos os 24 parlamentares tiveram o nome citado na pesquisa e Marcelo teve o maior percentual: 37%.
Marcelo Cruz é o atual presidente da Assembleia Legislativa de Rondônia e sua liderança foi inquestionável até pelos parlamentares opositores que reconhecem nele seu grande poder de articulação como chefe do Legislativo.
A pouca idade, um dos mais jovens presidentes da Casa, Marcelo Cruz, mostrou grande suas habilidades como gestor, recebendo inclusive do Tribunal de Contas o selo Diamante de Transparência Pública em 2024.
Na atual gestão, Alero ocupa liderança no ranking da região Norte no Índice de Transparência e Governança Pública. É o líder que mais tem defendido a harmonia dos poderes constituídos.
Como chefe do Legislativo, conseguiu atuar em todas as áreas, recebendo principalmente prefeitos e direcionando emendas para os municípios, fazendo de sua gestão um mandato participativo e municipalista.
Boa parte dessas emendas foram para o setor agrícola, na compra de calcário para pequenos produtores rurais, que são um dos grandes sustentáculos da agricultura que coloca o alimento na mesa das famílias rondoniense.
Como ex-vereador de Porto Velho e líder evangélico, aprendeu no parlamento mirim como lidar com a população carente, direcionando sempre projetos sociais e inclusivos que beneficiam as comunidades mais vulneráveis.
O deputado estadual deixa a Presidência da Casa no início de 2025, mas certamente vai deixar um grande legado para seu sucessor. Casa em ordem, projetos em dia e um parlamento forte e atuante para o enfrentamento de desafios que o Estado terá em 2025.