Política
Raupp é convidado a recepcionar Lula na sexta-feira
Terça-feira, 10 Agosto de 2010 - 17:01 | RONDONIAGORA
Primeiros estudos de viabilidade das usinas foram feitos por Raupp quando era governador
O senador Valdir Raupp vai integrar a comissão de recepção ao presidente Luiz Inácio Lula da Silva, em Porto Velho, nesta sexta-feira (13), na visita que fará às obras das usinas hidrelétricas do Complexo do Rio Madeira. Membro do Conselho da República – órgão superior de consulta a que o presidente da República recorre para assessorá-lo em determinados casos - e vice-líder do governo no Congresso, além de vice-presidente nacional do PMDB, Raupp foi convidado pelo Palácio do Planalto a integrar a comitiva que fará a recepção presidencial, na Base Aérea de Porto Velho.
Quando governador de Rondônia, há 15 anos, Raupp autorizou os primeiros estudos de viabilidade das usinas do rio Madeira. À época, já defendia o aproveitamento hídrico das grandes bacias amazônicas, como geradora de energia elétrica, para contribuir com o crescimento da economia do país. “Essa visita à concretagem e montagem de turbinas será um momento histórico para Rondônia. Temos que agradecer ao presidente Lula pela decisão de autorizar os empreendimentos do complexo do rio Madeira, que está colocando Rondônia definitivamente na rota do desenvolvimento.
As usinas estão consolidando nosso estado para ingressar num ciclo virtuoso permanente, bem diferente dos ciclos sazonais e transitórios de outrora, como o da borracha e do ouro, que só deixaram pobreza e problemas sociais”, observou o senador.
Programação
O presidente Lula chega em Porto Velho às 12h. Da Base Aerea segue com a comitiva para a usina de Jirau, onde verificará as obras de concretagem e em seguida fará uma visita à vila de Nova Mutum, ao polo de desenvolvimento sustentável e às moradias dos operários. Às 15h, participa da cerimônia do início da montagem da segunda turbina da usina de Santo Antônio.