Rondônia, 05 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Sem campanha de vacinação, Luiz Cláudio anuncia que Rondônia será livre de aftosa a partir de maio de 2019

Sexta-feira, 09 Junho de 2017 - 09:11 | da Assessoria


Sem campanha de vacinação, Luiz Cláudio anuncia que Rondônia será livre de aftosa a partir de maio de 2019

O deputado federal Luiz Cláudio (PR-RO) participou na Comissão de Agricultura do Senado Federal, cujo presidente é o senador Ivo Cassol, das discussões sobre o plano estratégico 2017-2026 do Programa Nacional de Febre Aftosa. Segundo o parlamentar, trata-se de um conjunto de ações para erradicar a febre aftosa no Brasil, com execução prevista para os próximos dez anos. O objetivo é criar e manter condições sustentáveis para garantir o status do Brasil de país livre da febre aftosa, além de ampliar as zonas livres sem vacinação.

Luiz Cláudio disse que o Estado de Rondônia está de parabéns por não ter apresentado a doença. Os criadores de gado rondoniense demonstram segurança e confiança para o mercado nacional e internacional. Ainda segundo o parlamentar, a partir de maio de 2019, o estado estará livre da aftosa sem vacinação.

A audiência contou com a participação do coordenador-geral de Planejamento e Avaliação Sanitária da Secretaria de Defesa Agropecuária do Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento, Ronaldo Carneiro Teixeira, e representantes do Setor Privado Brasileiro no Grupo Interamericano para Erradicação da Febre Aftosa, da Associação Brasileira das Indústrias Exportadoras de Carnes, da Associação Brasileira de Proteína Animal, da Confederação da Agricultura e Pecuária do Brasil (CNA) e da Federação da Agricultura e Pecuária do Estado de Mato Grosso e do Idaron (Rondônia).

O parlamentar disse que quando foi secretário estadual de Agricultura, desenvolveu projetos de proteção para que a febre aftosa não afetasse o setor pecuário do Estado. Disse ainda que sob a presidência do senador Ivo Cassol, a Comissão desenvolveu importante debate e estratégias de combate à febre aftosa em todo o país.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também