Política
Senador comenta reportagem do jornal O Globo sobre "culpa do Incra em desmatamentos"
Terça-feira, 24 Março de 2009 - 17:58 | Agência Senado
O senador Expedito Júnior (PR-RO) comentou, da tribuna, a reportagem "Incra tem culpa maior em desmatamentos", publicada nesta terça-feira (24) pelo jornal O Globo. O senador disse que há meses vem alertando que os assentamentos sob a tutela do Instituto Nacional de Colonização e Reforma Agrária (Incra) são responsáveis pelos altos índices de desmatamento na Amazônia e no estado de Rondônia.
Na opinião de Expedito Júnior, o setor madeireiro de Rondônia vem ajudando historicamente no desenvolvimento do estado. Para ele, é injusto que se culpe o setor por todo o desmatamento na região. O senador disse ainda existirem madeireiras ilegais em seu estado, mas sustentou que "a maioria dos madeireiros de Rondônia trabalham dentro da legalidade", inclusive com projetos de manejo e desenvolvimento sustentável.
Expedito Júnior também fez um apelo ao ministro do Meio Ambiente, Carlos Minc, para que o Instituto do Meio Ambiente e Recursos Naturais Renováveis (Ibama) libere a exploração de calcário no município de Pimenta Bueno (RO), o que ajudaria no desenvolvimento de planos de recuperação de áreas degradadas na região.
O senador também registrou que se reunirá ainda nesta terça-feira (24) com o presidente do Senado, José Sarney (PMDB-AP), para discutir a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) nº 87/03, de autoria da senadora Fátima Cleide (PT-RO), que transfere para a União os servidores do ex-território de Rondônia.