Política
Servidores do Detran são condenados pelo TRE por campanha eleitoral no órgão
Quinta-feira, 17 Fevereiro de 2022 - 10:31 | com TRE
O Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO) informou que julgou parcialmente procedente uma ação impetrada pela Procuradoria Regional Eleitoral (PRE) contra vários políticos do PDT e PSD, condenou apenas servidores do Detran acusados de realizarem campanha eleitoral dentro do órgão, em horário de trabalho.
A ação foi impetrada contra Acir Marcos Gurgacz, Neodi Carlos Francisco de Oliveira, Carlos Magno Ramos, Amir Francisco Lando, Edson Luis de Melo Depieri, Jesualdo Pires Ferreira Júnior, Júlio César Rios Júnior, Jair Eugênio Marinho, Clécio Marcelino Tenório de Almeida, Silvia Cristina Amancio Chagas, Gilson Albino Neiva e Josimar Evair Vieira.
A PRE defendia a condenação dos representados ao pagamento de multa e cassação de diploma no caso dos candidatos supostamente beneficiados pelas condutas proibidas.
Segundo a denúncia, Gilson Albino Neiva e Josimar Evair Vieira, servidores do Detran, lotados em Nova União, prestavam, em horário de expediente e dentro das dependências do órgão, serviços de campanha eleitoral aos candidatos.
O relator, juiz Francisco Borges, acolheu preliminar de perda superveniente do objeto em relação ao pedido de cassação do registro ou diploma dos representados, tendo sido acompanhado por todos os membros da Corte.
No mérito, a representação foi julgada parcialmente procedente em relação aos representados Gilson Albino Neiva e Josimar Evair Vieira, que foram condenados ao pagamento de multa no valor de R$ 10.641,00 (dez mil, seiscentos e quarenta e um reais) e improcedente quanto aos demais representados, nos termos do voto do relator.
Foram vencidos parcialmente o juiz Clênio Amorim Corrêa que votou pela fixação da multa no patamar mínimo para os representados Gilson Albino Neiva e Josimar Evair Vieira e o juiz Walisson Gonçalves Cunha, que estendeu a condenação de multa no mínimo legal a Acir Marcos Gurgacz e Neodi Carlos Francisco de Oliveira.