Rondônia, 04 de março de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Sindicalistas entram na corrida eleitoral

Domingo, 08 Junho de 2014 - 11:16 | RONDONIAGORA


Sindicalistas entram na corrida eleitoral

DIRIGENTES DAS PRINCIPAIS ENTIDADES DEIXAM OS CARGOS PARA DISPUTAR VAGAS NA ASSEMBLEIA E CÂMARA



Os principais dirigentes sindicais de Rondônia deixaram os cargos de diretoria na última quarta-feira, 4, obedecendo aos prazos eleitorais. A maioria disputa vagas para Assembleia Legislativa e Câmara dos Deputados. Pelo menos 1 deles pode preencher uma chapa majoritária para concorrer ao Governo de Rondônia, mas depende de articulações partidárias. Os sindicalistas vão enfrentar grandes debates especialmente entre os servidores públicos por causa da  malfadada transposição aos quadros da União. Desde 2009, o funcionalismo sonha em ganhar melhor e se aposentar como funcionário federal, mas até agora não houve uma decisão política para assegurar o benefício reconhecido em Emenda à Constituição.

O presidente da Central Única dos Trabalhadores (CUT), Itamar Ferreira, deixou o cargo na tarde de quarta-feira. Ele pode disputar uma cadeira na Câmara pelo Partido dos Trabalhadores (PT). Itamar tem grande influência sobre os sindicatos filiados, ajudando na eleição dos dirigentes e colaborando ajudando a base. Outro que também pediu afastamento é o presidente do Sindsef, Daniel Pereira. Ele pode ser candidato a deputado federal ou mesmo figurar como vice numa eventual aliança do PSB com o PMDB. “Informamos a todos os nossos amigos que ontem nos afastamos da presidência do Sindsef, transferindo o cargo para a professora Aparecida, nossa vice-presidente. A presidência não poderia ficar em melhores mãos. Desejamos sucesso a ela e pedimos que todos a apoiem, como sempre fizeram comigo. Esclarecemos que nosso afastamento visa cumprir as exigências legais para que possamos concorrer a uma vaga de Deputado Federal nas próximas eleições, pelo PSB, partido ao qual somos filiado”, disse Daniel Pereira.

Caio Marim, presidente do Sindicato dos Trabalhadores na Saúde (Sindsaúde), o segundo maior do Estado, também entra na corrida eleitoral. Ele é filiado ao PT do B e deverá disputar o cargo de deputado estadual. No Sindicato dos Trabalhadores em Educação (Sintero), o presidente Manoel Rodrigues decidiu permanecer na função, mas a diretora Claudir Mata Magalhães Sales, ex-dirigente da entidade, pediu afastamento para as eleições deste ano pelo Partido dos Trabalhadores.
VEJA QUEM PEDIU AFASTAMENTO

SINTERO  - Claudir Mata Magalhães Sales (secretária de Assuntos Educacionais)
SINDSEF – Daniel Pereira (presidente)
CUT – Itamar Ferreira (presidente)
Sinsepol –Jales Moreira (presidente)
Singeperon –Anderson Pereira (presidente)
Sindsaúde –Caio Marim  (presidente)
Sindeprof –Ellis Regina (presidente)
Sticcero – Raimundo Soares Toco (presidente)

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também