Rondônia, 17 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Política

Vereadora Ellis Regina cobra retorno de cirurgias de histerectomia

Sexta-feira, 08 Março de 2024 - 15:31 | da Assessoria


Vereadora Ellis Regina cobra retorno de cirurgias de histerectomia

A vereadora Ellis Regina disse esta semana durante a sessão ordinária da Câmara Municipal que recebeu a confirmação da Secretaria Municipal de Saúde que a Maternidade Municipal não realiza desde julho do ano passado cirurgias de histerectomia (remoção cirúrgica de útero). 

Segundo a vereadora, ela foi procurada por uma professora – que estaria com problemas de sangramento e encontrando dificuldades em fazer a cirurgia. Esse procedimento, segundo a vereadora era realizado anteriormente pelo município e lhe causou estranheza por ser um serviço com grande demanda. 

“Enviei o ofício à Semusa e a Secretaria me confirmou que desde julho do ano passado o serviço foi suspenso em decorrência das obras de reforma da maternidade”, disse a vereadora.  A cirurgia, segundo a vereadora, está sendo realizada apenas no Hospital de Base. A falta do serviço está gerando muita reclamação. 

“A cirurgia que era feita no município ajudava muito a desafogar a demanda do Estado na capital. Lembrando que a histerectomia é uma forma de prevenção ao câncer e, portanto, um serviço essencial á saúde da mulher e vetor de qualidade de vida para centenas de cidadãs. É um procedimento muito importante”, comentou a vereadora.  

Médicos

Ainda sobre a questão da suspensão dos procedimentos de histerectomia, a vereadora disse que a Prefeitura está realizando um chamamento público para a contratação de médicos especializados em ambulatório e cirurgia na área ginecológica, um regime de contratação que, ao seu ver é claramente terceirizado. 

“E os profissionais que estão na maternidade? Por que a Prefeitura não aluga e equipa um local para retornar essas cirurgias. Sairia bem mais em conta do que terceirizar. O que não se pode de forma alguma é deixar essas mulheres sem atendimento por quase um ano”, sugeriu a vereadora. 

Ao finalizar, a vereadora disse que essa medida evitaria custos desnecessários aos cofres do município.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também