Rondônia, 27 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Distribuição de vacinas contra H1N1 nesta segunda-feira

Segunda-feira, 04 Abril de 2016 - 12:44 | Da Redacao


Tem início hoje a distribuição antecipada de doses das vacinas destinadas à prevenção à gripe H1N1. O trabalho será feito pela Gerência Regional de Saúde do Estado de Rondônia, sub-sede de Ji-Paraná, servindo os 16 municípios que integram este órgão. A medida foi tomada para antecipar a entrega das vacinas, com o objetivo de evitar quaisquer problemas de última hora. A intenção é trabalhar fortemente na prevenção, uma vez que o H1N1 chegou antes do previsto ao Brasil e já se espalhou por 11 estados, causando em pouco tempo mais mortes no País do que em todo o ano passado.

Na Região de Ji-Paraná estas doses serão usadas na campanha que será deflagrada no dia 30 de abril em todo o estado. Segundo Ivo da Silva, responsável local da Gerência Regional de Saúde, a campanha poderá, no entanto, ser prorrogada até o dia 20 de maio. Ainda segundo ele, não faltarão vacinas para os grupos considerados prioritários pelo Ministério da Saúde, ou seja, crianças de 6 meses a 5 anos, gestantes, idosos, profissionais da saúde, povos indígenas e pessoas portadoras de doenças crônicas. .

Fazem parte da regional de  Ji-Paraná os seguintes municípios: Ouro Preto do Oeste, Presidente Médici, Jaru, Ouro Preto do Oeste, Jorge Teixeira, Nova União, Theobroma, Teixeirópolis, Mirante da Serra, Urupá, Vale do Anari, Vale do Paraíso, Alvorada D’oeste, São Francisco e Costa Marques.

ALARME --- Neste ano, o H1N1 chegou mais cedo — normalmente ele deveria se manifestar nos meses de maio, junho e julho. Até o final deste mês de março já tinham sido registrados 305 casos desta síndrome, número que supera o verificado em todo o ano passado. No País foram notificadas 47 mortes até o momento, dez a mais do que em 2015. Para enfrentar o surto o Ministério quer fazer chegar a todos os estados até a metade de abril, 25,6 milhões de doses de vacinas. Tudo isso fez acender o alarme vermelho para as autoridades rondonienses de Saúde que já estão se mobilizando para enfrentar o problema.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também