Cidades
Mais de 200 militares e técnicos atuam nas frentes de combate a incêndios em Rondônia
Quinta-feira, 29 Agosto de 2019 - 14:06 | da Redação
Cerca de 210 mil litros de água já foram usados em Rondônia desde a última segunda-feira (26) durante a Operação Verde Brasil, coordenada pela 17ª Brigada de Infantaria de Selva em combate a incêndios em vegetação e repressão a delitos ambientais, através do monitoramento dos focos de calor.
Em Rondônia, as ações iniciaram no último sábado (24), com a Operação Jequitibá, desencadeada pelo Governo de Rondônia, sob comando do Corpo de Bombeiros na região norte do município de Candeias do Jamari.
Com o desencadeamento da Operação Verde Brasil, as frentes de trabalho foram ampliadas e os recursos humanos e logísticos potencializados na região com 36 meios terrestres, sendo viaturas de auto combate a incêndio florestal, caminhões tanques, micro-ônibus, van, caminhonetes, motocicletas e ambulâncias.
Também atuam na operação, três helicópteros, uma aeronave C-130, quatro Air Tractor, e uma aeronave Caravan. Mais de 200 homens e mulheres entre fiscais e combatentes estão atuando nos trabalhos.
Desde o início da Operação, já foram realizados 15 lançamentos de água por meio de aeronave C-130 de 12 mil litros cada, e 15 lançamentos por meio de aeronaves “Air Tractor” de 2 mil litros cada, totalizando cerca de 210.000 litros de água.
Foram confeccionadas oito autuações por infrações ambientais, e uma pessoa foi detida por porte ilegal de arma de fogo.
Vários reconhecimentos aéreos por meio de sobrevoos nas áreas de operações também foram feitos e o emprego de tropas em solo realizando o combate aos sinistros de forma ininterrupta.