Rondônia, 23 de dezembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Peça será apresentada a presidentes de Tribunais de Justiça

Quinta-feira, 02 Julho de 2009 - 10:35 | TJ


A peça teatral "Bizarrus" será apresentada a presidentes de Tribunais de Justiça de todo o Brasil, no próximo dia 10, no Sest/Senat, em Porto Velho. A peça está em cartaz há 10 anos é uma encenação feita a partir do trabalho de ressocialização com egressos e apenados do Sistema Prisional de Rondônia.



Os magistrados estarão na capital para participarem do 80º Encontro do Colégio Permanente de Presidentes de Tribunais de Justiça, que será realizado nos dias 9 e 10 de julho. O objetivo é a defesa dos princípios, prerrogativas e funções institucionais do Poder Judiciário estadual. Por meio da integração dos tribunais, o colégio estimula o intercâmbio de experiências funcionais e administrativas, bem como o aprofundamento dos temas e questões judiciais que possam ter repercussão em mais de um Estado.

A apresentação faz parte da programação do segundo dia de encontro, e terá na platéia autoridades importantes do Judiciário, como o ministro Gilson Dipp, corregedor nacional de Justiça e membro do Superior Tribunal de Justiça. Os magistrados assistirão à trama encenada por 13 ex-detentos e um detento ainda recluso. O espetáculo é dirigido por Marcelo Felice, que também atua. O grupo tem ainda uma atriz dançarina e uma iluminadora que não são apenadas.

Bizarrus já foi vista por mais 80 mil pessoas, na maioria estudantes. O projeto é mantido por uma parceria entre o Sest/Senat, entidade ligada à Confederação Nacional de Transportes, e a Secretaria de Justiça do Estado.

A seriedade do trabalho feito com os egressos do sistema penal fez com que a peça fosse apresentada em eventos de repercussão nacional, como Conferência Nacional Mudança de Cena II, Projeto Balaio Brasil, Fórum Cultural da Amazônia e Fórum Mundial Cultural. O trabalho também foi objeto de estudo para um doutoramento, sendo nele baseada a tese da doutora Maria Hercília Junqueira, professora da Universidade Federal de Rondônia. Ela é psicóloga e terapeuta do grupo desde o início.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também