Cidades
Porto Velho inicia as competições dos Jogos Intermunicipais com vitória em Cacoal; fotos
Sábado, 31 Agosto de 2019 - 18:54 | da Redação
As equipes de Porto Velho de vôlei de praia (feminino e masculino), basquete feminino e handebol (masculino e feminino) iniciaram o XIII Jogos Intermunicipais de Rondônia (JIR) com vitória. O torneio foi aberto na sexta-feira à noite e a Capital levou 350 atletas para a competição. Até o dia 10, os municípios se enfrentam em 15 modalidades e a cidade que somar mais pontos com os resultados leva a taça.
O evento é organizado pela Superintendência da Juventude, Cultura, Esporte e Lazer (Sejucel), mas as prefeituras dão suporte aos atletas. Porto Velho, através da Secretaria Municipal de Esporte e Lazer (Semes), garantiu uniformes de qualidade, inclusive com agasalhos, transporte em ônibus novos – enquanto a maioria trouxe seus jogadores nos desconfortáveis veículos escolares -, material esportivo para os treinos e enviou um grupo de servidores para atender as necessidades de todos os participantes do JIR. A secretária Ivonete Gomes lidera os servidores e passou o primeiro dia em todas as competições conferindo os resultados e desejando sorte aos atletas.
Porto Velho x Porto Velho
O basquete feminino jogou uma partida tensa na manhã deste sábado no ginásio Ruy Teixeira. As meninas do professor Heitor de Oliveira enfrentaram o selecionado de Presidente Médici. O irônico é que a maioria das jogadoras é da Capital rondoniense, inclusive o treinador. Mas no final a legítima equipe de Porto Velho venceu por 44 a 40 na prorrogação. A “importação” de atletas de Porto Velho é comum no JIR e a própria cidade onde o evento é realizado, Cacoal, é quem mais traz jogadores e jogadoras através de patrocínio. Ariquemes tentou emplacar atletas estadunidenses, mas não houve tempo hábil para as inscrições.
Abertura
A abertura do XIII JIR foi prestigiada por várias autoridades na sexta-feira. O presidente da Assembleia Legislativa, deputado Laerte Gomes, desejou sorte a todos e ressaltou a importância dos jogos para o engrandecimento do esporte em Rondônia. O governador Marcos Rocha não pode estar presente porque manteve agenda em São Paulo.