Rondônia, 26 de dezembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Cidades

Prefeitura elabora projeto para incrementar produção de artesanato

Quinta-feira, 27 Maio de 2010 - 12:13 | Augusto José


A Prefeitura de Porto Velho está nos preparativos para implantar o “Projeto Comprador” na capital. O objetivo é incentivar, qualificar os artesãos e ao mesmo tempo facilitar a comercialização de seus produtos para grandes distribuidores. “A idéia é vender todos os tipos de produtos artesanais produzidos em nossa região e, com isso, melhorar a qualidade de vida desses profissionais”, afirma a chefe de divisão da promoção turística da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Socioeconômico e Turismo (Semdestur), Maíra Alves Lopes.



O Projeto Comprador foi idealizado no Acre em 2006. Ele oferece aos artesãos a oportunidade de negociar vendar em atacado diretamente com empresários de várias regiões do Brasil. Além de abrir portas para novos mercados, oferece novas oportunidades aos trabalhadores, para que possam ampliar a renda e, consequentemente, ter uma qualidade de vida melhor, sempre com novas perspectivas de vendas.

A Prefeitura de Porto Velho, através da Semdestur, vem fazendo intercâmbio com o Acre com objetivo de implantar o projeto na capital de Rondônia. Na semana passada, por exemplo, Maíra Lopes esteve no estado vizinho acompanhando a realização de mais uma edição do projeto (de 19 a 21), onde obteve novas informações. “Vai ser muito proveitoso tanto para os artesãos quanto para o nosso município”, destaca.

A exemplo do que ocorre no Acre, a Prefeitura de Porto Velho pretende buscar parcerias para colocar o Projeto Comprador em Prática, principalmente em relação à qualificação dos artesãos, para que as peças tenham boa aceitação no mercado de Rondônia e de outros estados.

Números

Em 2006, na primeira edição do projeto, foram comercializadas 2.474 pelas para grandes empresas como a Cores do Brasil e Tok & Stok. Na segunda edição (2007), foram comercializadas 6.094 peças, o que representa um aumento de 146%, segundo os organizadores.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também