Geral
15 de Outubro dia do Professor coragem professor
Sábado, 15 Outubro de 2011 - 12:33 | Ruzel Costa
Quem não se lembra de seus primeiros professores está com sérios problemas de memória
Em um país onde a educação ainda é colocada em segundo plano e a profissão professor está longe de sua real valorização principalmente na parte financeira, além da estressante carga horária, aos ambientes não muito favoráveis e a com a epidemia das drogas e da violência, virou muitas vezes profissão de risco. Infelizmente a escola e a família estão perdendo sua autoridade.
Uma profissão que não atrai os jovens que saem do ensino médio, devido aos baixos salários, carga horária excessiva, trabalhos extras (preparação de aulas, correção de avaliações) o que não compensa o investimento em curso de licenciatura, consequentemente faltando profissionais em muitas áreas, principalmente exatas e biológicas.
Mas há o que comemorar? Claro que sim, em pesquisa realizada no Brasil, EUA e Europa mostra quais são as profissões mais confiáveis.
No Brasil – Bombeiros - 95%; Carteiros - 90%; Médicos - 82%; Professores - 81%; Jornalistas - 79%.
No mundo – Bombeiros - 92% ; Professores - 85% ; Carteiros, médicos e exército; 81% ; Instituições religiosas - 62% ; Organizações de proteção ao meio ambiente - 64%
Os políticos são os menos confiáveis em todo o planeta.
É através de uma educação de qualidade a única forma para se desenvolver uma nação, investindo na formação, na preparação intelectual de um povo, produzindo conhecimento científico e tecnológico, valorizar todos os níveis, mas principalmente dando atenção especial na educação infantil, a base da formação acadêmica do Ser.
Fico preocupado quando escuto a frase proferida por algumas pessoas: “Estudar pra que?”. Para muitos até pode fazer sentido, mas a única resposta para essa questão é analisar a nossa situação política, o valor dos salários, no trânsito caótico, as notas do Enem e ainda nos enganam rotulando o Brasil como país em desenvolvimento. O Brasil é um país subdesenvolvido, copiador de tecnologia. A educação é fundamental.
Comemorar a formação dada a tantos e tantos que estão hoje no mercado de trabalho, por aqueles que saíram de uma condição desfavorável, por aqueles que buscam uma perspectiva e por ter feito parte da vida de muitos.
Vale lembrar que todos os profissionais do mais renomado ao menos lembrado passaram pela escola e a graça aos profissionais da educação e com seus esforços alcançaram seus propósitos, inclusive aqueles que estão no poder (infelizmente muitos esqueceram o que aprenderam) dando pouca importância para a educação, mas quem sabe um dia...
Origem do dia do Professor no Brasil
No dia 15 de outubro de 1827, o imperador D. Pedro I assinou a primeira lei sobre ensino primário no país. (Dia consagrado a educadora Santa Tereza D’Avila)
Parece que o Dia do Professor foi festejado pela primeira vez em 15 de outubro de 1933, com missa e sessão cívica no Instituto de Educação do Rio de Janeiro. A iniciativa partiu da Associação dos Professores Católicos do Distrito Federal (APC-DF) e chamou-se Dia do Primeiro Mestre. A idéia veio do presidente da Associação, Everardo Backheuser, com objetivo de dar às pessoas ocasião para que demonstrassem sua gratidão ao seu primeiro professor ou professora.
A primeira comemoração de um dia inteiramente dedicado ao professor foi posta em prática em São Paulo, numa pequena escola da Rua Augusta, onde existia o Ginásio Caetano de Campos, por iniciativa de quatro professores, em 15 de outubro de 1947. A sugestão da data foi feita pelo professor Salomão Becker - data em que, na sua cidade professores e alunos traziam doces de casa para uma pequena confraternização na escola – a Escola Normal Oficial de Piracicaba.
A celebração, que se mostrou um sucesso, espalhou-se pela cidade e pelo país nos anos seguintes, até ser oficializada nacionalmente como feriado escolar pelo Decreto Federal 52.682,
DECRETO nº 52.682, de 14 de outubro de 1963.
Declara feriado escolar o dia do professor.
O PRESIDENTE DA REPÚBLICA DOS ESTADOS UNIDOS DO BRASIL, usando das atribuições que lhe confere o item I do artigo 87 da Constituição Federal, Decreta:
Art. 1º O dia 15 de outubro, dedicado ao Professor fica declarado feriado escolar.
Art. 2º O Ministro da Educação e Cultura, através de seus órgãos competentes, promoverá anualmente concursos alusivos à data e à pessoa do professor.
Brasília, 14 de outubro de 1963; 142º da Independência do Brasil; 75º da República.
João Goulart
Felicitações aos Educadores, aos Instrutores dos Centros de Formação de Condutores no importante papel de formar motoristas conscientes e mais humanos, esperamos que os governantes vejam a Educação com prioridade, valorização - a real formação do cidadão.
O autor é professor de Geografia da Rede Estadual de Ensino, Escola Pública de Transito- EPTRAN/DETRAN Centro Educacional Objetivo, Faculdade FARO e Colégio Interação-GEO em Porto Velho.
Veja Também
No capítulo III da Constituição Federal brasileira artigo 205 está escrito: A educação, direito de todos e dever do Estado e da família, será promo...
Após a eleição mais concorrida de sua história, nossa tal maltratada capital tem um novo Prefeito Mauro Nazif Rasul que tem a difícil, mas não impo...