Geral
Após buscas durante a madrugada, avião da FAB continua desaparecido na Amazônia
Sexta-feira, 30 Outubro de 2009 - 09:23 | RONDONIAGORA
Em nota na manhã desta sexta-feira (30), o Comando da Aeronáutica informa que as buscas ao avião C-98 Caravan da Força Aérea Brasileira (FAB), desaparecido desde ontem (29) com 11 pessoas a bordo, prosseguiram durante toda a madrugada com a ajuda de um helicóptero do Exército e a aeronave de reconhecimento R-99, que possui um sensor para varredura térmica. Este modelo foi usado nas buscas pelo avião da Air France que caiu no oceano Atlântico no mês de maio. No entanto, o órgão informa que não foram encontrados sinais da aeronave até o momento.
As buscas prosseguem hoje, segundo a Aeronáutica. Neste momento, sete aeronaves da FAB e uma do Exército brasileiro procuram o avião desaparecido: dois helicópteros H-60L BlackHawk, um helicóptero HM-3 Super Cougar (Exército), um KC-130 Hércules, um SC-95 Bandeirante, dois C-105 Amazonas e um R-99.
A aeronave decolou de Cruzeiro do Sul por volta das 10h30 (horário de Brasília) de ontem e deveria ter chegado às 12h15 no seu destino: Tabatinga (AM). O avião transportava técnicos da Fundação Nacional de Saúde (Funasa) e emitiu um sinal de emergência 58 minutos após a decolagem. Até o momento, não há informações sobre seu paradeiro.
"Com base nas informações do ELT (sinal de emergência) e dos últimos contatos por radar e rádio com o controle de tráfego aéreo, foi possível estabelecer uma área para início das buscas", disse a FAB, em nota.