Geral
Cerca de 40 famílias são retiradas de obra parada da Prefeitura
Terça-feira, 30 Abril de 2019 - 11:45 | da Redação
![Cerca de 40 famílias são retiradas de obra parada da Prefeitura](https://cdn1.rondoniagora.com/uploads/noticias/2019/04/30/5cc87079be4f0.jpg)
Cerca de 40 famílias foram retiradas, na manhã desta quarta-feira (30), de uma obra parada da Prefeitura de Porto Velho. O residencial Mato Grosso está localizado na Avenida Raimundo Cantuária, entre a Salgado Filho e Getúlio Vargas. Segundo a Secretaria Municipal de Resolução Estratégica de Convênios e Contratos (Semesc), a desocupação é para que uma empresa contratada possa elaborar laudos e o Município decidir o que fazer com os locais.
Conforme o secretário Antônio Prata, da Semesc, essa é uma das várias obras em Porto Velho, e, desde janeiro, que buscava-se retirar as pessoas que invadiram o local. “Agora saiu a decisão judicial. O objetivo principal dessa reintegração de posse é para que a Semesc possa realizar a continuação de um processo licitatório. Uma empresa contratada está fazendo os laudos referente as obras paradas. Após esse laudo é que o Município irá saber a destinação do empreendimento. Só um deles (empreendimentos) tem mais de 10 anos abandonado”, diz o secretário.
Toda a área próxima ao local foi isolada pela Polícia Militar e a imprensa não pode se aproximar. Antônio Prata garantiu que várias famílias que invadiram o empreendimento já tinham sido retiradas anteriormente e beneficiadas no programa Minha Casa Minha Vida. “Alguns moradores, em 2014, foram cadastrados e beneficiados no Minha Casa Minha Vida, e depois voltaram novamente. E agora sendo encontrados, eles foram avisados que já tinham sido beneficiados no programa e foram notificados que antes de acontecer a reintegração. Teve reunião prévia. Nesse momento estamos dando o apoio logístico. Algumas pessoas já têm destino, outras estão sendo encaminhadas para locais previamente determinados e quem não tem nenhum local foi reservado o ginásio da escola do Esperança da Comunidade, onde serão guardados seus pertences”, afirma.
A reintegração de posse foi acompanhada por várias secretarias municipais, Conselho Tutelar, Corpo de Bombeiros e PM.
Pós-desocupação
Com a retirada dos invasores, a empresa contratada pela Prefeitura dará continuidade a elaboração de laudos periciais das obras paradas na Capital, sob a gestão do Município. Antônio Prata explica que esse procedimento é necessário para a sejam analisadas as condições da obra, o que pode ser aproveitado e o que pode ser feito em cada local.
![Cerca de 40 famílias são retiradas de obra parada da Prefeitura](https://cdn1.rondoniagora.com/uploads/noticias/2019/04/30/5cc87140a5bb1.jpg)