Rondônia, 17 de janeiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Comitê contra Influenza "A" emite nota de esclarecimento

Quinta-feira, 13 Agosto de 2009 - 16:33 | Mirlene Morais


O Comitê Estadual de Enfretamento à Pandemia contra Influenza "A" H1N1 informa à população em geral que foi confirmada na tarde desta quarta-feira (12), a incidência da Influenza A H1N1, com a morte de um paciente de 23 anos procedente do interior do Estado, que esteve internado no Centro de Medicina Tropical do Estado de Rondônia (Cemetron), no período de 31 de julho a 10 de agosto, data em que veio a falecer.



O Comitê informa ainda que foram encaminhadas 25 amostras de exames para o Instituto Adolfo Lutz, em São Paulo. Dentre eles, nove exames retornaram à Porto Velho, sendo que sete tiveram resultados negativos e dois positivos. Um dos casos positivos causou o primeiro caso de morte no Estado. Dezesseis amostras de exames ainda estão para chegar.

A presidente do Comitê, Mirlene Morais, informou que as pessoas que tiveram contato com o rapaz não apresentaram sintomas da doença, que é durante o período de sete dias. As recomendações para a população, de acordo com o Comitê, são as mesmas que já vêm sendo feitas, para que continue tomando medidas de prevenção, como a de se evitar aglomerações, lavar as mãos com freqüência e, em caso de qualquer sintoma suspeito, procurar uma unidade de saúde mais próxima.

A presidente do Comitê informa ainda que a Secretaria de Estado da Saúde também tomou medidas para facilitar a distribuição de medicamentos. Através de uma portaria, foi descentralizada a distribuição de medicamentos para as seis regionais de saúde existentes no Estado: Ariquemes, Ji-Paraná, Cacoal, Vilhena, Rolim de Moura e Porto Velho, visando facilitar a distribuição e o acesso dos medicamentos.

Para qualquer dúvida da população, o Comitê Estadual de Enfrentamento contra a Influenza A H1N1, continua atendendo ininterruptamente através do telefone 9978-0892. Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também