Rondônia, 06 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Desembargador Roosevelt Queiroz assume presidência do Judiciário de Rondônia

Quinta-feira, 15 Dezembro de 2011 - 10:32 | TJ-RO


Nesta sexta-feira o Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia passa a ter novo comando. A cada dois anos, o TJ elege novo presidente entre os desembargadores que compõem a Corte Estadual, responsável pelos julgamentos no 2º grau de jurisdição. O fim da gestão do desembargador Cássio Sbarzi Guedes, no entanto, não significa mudança, mas a continuidade das ações positivas e o implemento de mais, que auxiliem o Judiciário na ampliação do acesso das pessoas à Justiça.



Presidente

Natural do Mato Grosso, o desembargador Roosevelt Queiroz Costa assume, às 18 horas, na sede do TJRO em Porto Velho, o cargo de presidente da Corte Estadual de Justiça (TJRO). Graduado em Direito em 1976, pela Faculdade Anhanguera de Ciências Humanas (GO), durante 7 anos o desembargador foi Oficial de Justiça em Goiás e advogado na comarca da capital goiana. Com extensa carreira acadêmica, tem pós-graduações em Direito Civil, Comercial, Metodologia e Direito Processual. Além do Mestrado em Direito Constitucional Interinstitucional.

No Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia, cargo em que tomou posse em 15 de dezembro de 2000; já foi Corregedor-Geral e preside a 2º Câmara Cível do TJRO. Professor de Direito Processual Civil da Fundação Universidade Federal de Rondônia - UNIR, desde 1990. O magistrado é membro Titular da Academia Rondoniense de Educação, efetivo da Associação dos Magistrados Brasileiros AMB e do Instituto dos Magistrados do Brasil - IMB.

Juiz de carreira, Roosevelt Queiroz ingressou no Tribunal de Justiça por meio de Concurso Público para Juiz Substituto em 26 de julho de 1982, posteriormente exerceu a função como juiz titular nas comarcas de: a) Jaru/RO (1982/1983): Presidiu o Tribunal do Júri e foi Diretor do Fórum da referida Comarca. A segunda comarca em que atuou foi Ji-Paraná (1984/1986): Na 1ª Vara Cível teve como missão preparar as eleições da Comarca de Costa Marques com jurisdição em Alta Floresta e Guajará-Mirim, ainda cumulando a judicatura de Presidente Médici. Entre 1986 e 2000 desenvolveu suas atividades na 4ª Vara Cível, Juizado de Pequenas Causas e Auditoria Militar, além de judicar em diversas outras varas. Até ser promovido ao cargo de Desembargador.

Vice-presidente

Raduan Miguel Filho é natural de Junqueirópolis-SP. Bacharel em Ciências Jurídicas pela Faculdade de Direito da Alta Paulista, em Tupã (SP) em 1983, Pós-Graduado em Direito Constitucional, Mestrado em Poder Judiciário (Fundação Getúlio Vargas, Direito- Rio), foi nomeado Juiz Substituto da comarca de Ji-Paraná, 2ª Entrância, após aprovação no IV Concurso Público para a Magistratura de Rondônia, em 07/12/1987. Em 1993, foi promovido, pelo critério de antiguidade, ao cargo de juiz de direito da 3ª Entrância do Juizado da Infância e Juventude da comarca de Porto Velho. Removido para a 3ª Vara de Família da comarca de Porto Velho, a partir de 1995. É professor licenciado de uma faculdade de Direito na capital e da Escola da Magistratura do Estado de Rondônia (Emeron). Em 2010, foi promovido, por acesso, pelo critério de antiguidade, para o cargo de desembargador do Tribunal de Justiça do Estado de Rondônia. Além da Justiça estadual, Raduan também foi, entre outras designações, juiz auxiliar do Tribunal Regional Eleitoral (TRE-RO).

Corregedor

Miguel Mônico Neto, nasceu em 20/04/1959, natural de Garça/SP, bacharelou-se em Direito na fundação Eurípedes Soares da Rocha. É pós-graduado em direito Penal e ingressou no Ministério Público de Rondônia no ano de 1985 onde exerceu as funções de diretor do Caex/MP; diretor do Caej/MP; Atuou como Promotor de Justiça em Pimenta Bueno, Espigão do Oeste, Cacoal, Rolim de Moura e Alta Floresta (1986 a 1991);

Em 1992 foi promovido por merecimento para a Comarca de Porto Velho, onde foi Promotor Eleitoral, Promotor do Consumidor, Promotor do Meio Ambiente, Promotor do Juizado Especial, Promotor Criminal, Promotor do Júri, Promotor da Auditoria Militar, Promotor Junto à Vara de Fazenda Pública, Promotor da Criança e do Adolescente e Promotor do Trânsito (1992 a 2003), entre outras atuações de destaque no âmbito do MP.

Em primeiro de outubro de 2004 tomou posse como Procurador de Justiça do Ministério Público do estado de Rondônia. No mesmo dia em que foi indicado pelo governador do estado para ocupar a vaga reservada ao Ministério Público Estadual pelo 5º Constitucional no Tribunal de Justiça, também foi escolhido para integrar o Conselho Superior do Ministério Público.

Miguel Mônico tomou posse no cargo de Desembargador em 26-12-05 e ocupa a 17ª vaga na corte de Justiça Estadual compondo a 2ª Câmara Criminal.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também