Rondônia, 12 de abril de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

DNIT publica restrição de caminhões pesados em horário de pico no trecho urbano da BR-319

Sábado, 12 Abril de 2025 - 09:31 | Redação


DNIT publica restrição de caminhões pesados em horário de pico no trecho urbano da BR-319

A Superintendência Regional do Departamento Nacional de Infraestrutura de Transportes (DNIT) em Rondônia publicou, nesta semana, a Portaria 2.358/2025, que estabelece restrições à circulação de caminhões com peso bruto igual ou superior a 23 toneladas na BR-319, área urbana de Porto Velho. De acordo com a norma, a medida entra em vigor a partir de 1º de maio e valerá nos dias úteis, “com o objetivo de melhorar a fluidez do trânsito e reduzir o número de acidentes”.

O setor produtivo é contra a medida.

O trecho afetado pela regra compreende o segmento entre o km 136,7, onde se inicia a ponte sobre o Rio Madeira, e o km 144,9, no entroncamento com a BR-364, conhecido como “Trevo do Roque”. Segundo o DNIT, a circulação desses veículos estará proibida de segunda a sexta-feira nos horários de maior fluxo: das 6h30 às 8 horas pela manhã, e das 17h30 às 19 horas.

Desmentindo o prefeito de Porto Velho, Léo Moraes, que anunciou ter sido ele o responsável pelo pedido, a publicação explica que a decisão foi baseada em estudos técnicos realizados desde o primeiro semestre de 2024, que apontaram os impactos do tráfego intenso de veículos pesados na mobilidade urbana, segurança viária e qualidade de vida da população. De acordo com o levantamento, a presença de caminhões nos horários de pico compromete a fluidez do trânsito, aumenta o risco de acidentes e dificulta o deslocamento de pedestres e veículos de menor porte.

A restrição será acompanhada por uma campanha educativa que começa em maio, em parceria com a Polícia Rodoviária Federal (PRF) e a Prefeitura de Porto Velho. A ação inclui orientações aos motoristas sobre rotas alternativas e o uso de áreas de apoio, com foco na conscientização e adaptação às novas normas.

A instalação de sinalização apropriada ao longo do trecho será de responsabilidade do DNIT, com o apoio do município. O prazo de adaptação para os condutores será de 60 dias, contados a partir da publicação da portaria.

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também