Geral
Em Porto Velho, unidades de saúde são abastecidas com materiais para atendimento e exames
Segunda-feira, 22 Janeiro de 2018 - 14:38 | da Assessoria
Centenas de caixas de materiais foram entregues na Secretaria Municipal de Saúde (Semusa), na sexta-feira (19) e imediatamente distribuídos. Mais de quarenta produtos diferentes, somando cerca de 150 mil itens que estavam em déficit foram reabastecidos nas unidades de pronto atendimento como; cateter intravenoso de diversos tamanhos, álcool a 70%, equipo macro e microgotas, colar cervical de todos os tamanhos, esparadrapo, indicador biológico e integrador químico para controle de esterilização, máscara de venture adulto e infantil, polifixo duas vias, estetoscópio duplo adulto, válvulas e fluxômetro de ar comprimido, oxigênio e ainda papel grau cirúrgico para esterilização de materiais que são usados em diversos atendimentos.
A maternidade Municipal Mãe Esperança também recebeu reposição de pulseiras de identificação mãe e filho, absorventes higiênicos, kits de mobilização infantil dentre outros produtos.
Também foram entregues no almoxarifado, e na sequência distribuídas para as unidades básicas de saúde cerca de 130 mil seringas de 1 ml, do programa Hiperdia, para quem faz o acompanhamento de hipertensão arterial e diabetes mellitus, que fazem parte da segunda remessa adquirida. A primeira chegou no início de dezembro com 487 mil seringas.
Também chegaram lancetas, glicosímetros, canetas lancetadoras e tiras reagentes, todos para medição de glicose, somando cerca de quarenta mil produtos. O aparelho medidor tem garantia vitalícia, as lancetas até 2021 e as fitas até 2019. Todos os produtos foram conferidos e estão aptos a ser distribuídos às unidades básicas de saúde.
Aquele paciente que é insulinodependente, cadastrado no programa, deve procurar a unidade básica de saúde e atualizar o cadastro. No momento do recebimento das seringas e da insulina, ele deve apresentar a receita atualizada no prazo de seis meses e o cartão do SUS, para fazer a sua retirada conforme o número de aplicações que devem ser realizadas de acordo com a orientação médica.