Rondônia, 16 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Governo estadual irá reformar ginásio Cláudio Coutinho em 2013

Segunda-feira, 23 Julho de 2012 - 17:52 | Decom


Numa concorrida e bem organizada cerimônia, o secretário da Educação, Júlio Olivar, abriu a fase final das Olimpíadas Escolares de Rondônia, na categoria infantil, destacando a economia feita pela Seduc na realização dos jogos e a importância do esporte na vida dos estudantes.



Representando o governador Confúcio Moura no evento, Olivar disse que o investimento do governo em todas as etapas das Olimpíadas Escolares está sendo de R$ 6 milhões, o que representa a metade do que gastava a administração anterior com o antigo Joer. “Mesmo economizando recurso público, estamos promovendo um evento grandioso, com muita qualidade. Isso está sendo possível porque o governador Confúcio Moura tem como meta principal fazer bem feito e com probidade.”

O secretário também disse que os técnicos e alunos-atletas que estão nas finais estaduais das Olimpíadas já são campeões das suas escolas, municípios e regiões e “portanto, já são vencedores”, destacou. “Quem chegou até aqui teve de superar mais de outros dez mil somente nas fases regionais. Deem o máximo do esforço de vocês na competição, mas sempre primando pelo espírito esportivo. O papel das Olimpíadas Escolares vai além do de descobrir atletas talentosos. As Olimpíadas também são o espaço para a promoção do intercâmbio social e da amizade entre os seus participantes.”

Ainda em seu pronunciamento, Júlio Olivar enfatizou que o esporte é fator de transformação do ser humano para melhor. “A atividade esportiva ajuda a recuperar crianças e adolescentes que vivem em situação de vulnerabilidade social, mantendo-os afastado das drogas e dos crimes. Sobretudo, o desporto educacional favorece o processo de ensino-aprendizagem e contribui para combater a evasão escolar.”

Por fim, o secretário firmou o compromisso de reformar o ginásio Cláudio Coutinho em 2013. “Queremos que o Cláudio Coutinho também seja sede das Olimpíadas Escolares do ano que vem”, disse.
A execução do Hino Nacional causou surpresa e emoção. Autoridades, atletas e público testemunharam uma belíssima interpretação de Iellen Silva Antônio no saxofone e Neilson Vales nos teclados, ambos, alunos da Escola de Música Jorge Andrade, da capital. As delegações desfilaram até o centro da quadra de esportes ao som da fanfarra da Escola Daniel Neri. E um dos momentos mais festejados da solenidade foi a entrada da tocha olímpica no ginásio Mário Amato, do Sesi, em Porto Velho, na noite da sexta-feira (20). Vários alunos se revezaram na tarefa de conduzir a tocha, cabendo à estudante Laudicéia de Jesus o acendimento da pira olímpica.

As Olimpíadas Escolares de Rondônia são o maior evento esportivo do estado. Da fase interclasse até a final estadual, a competição mobiliza mais de 200 mil estudantes, 15 mil deles somente nas fases regionais e finais, somando os atletas das categorias infantil e juvenil. De acordo com a Coordenadoria de Esporte e Cultura da Seduc (CEC), representantes de 150 escolas particulares e das redes públicas municipais, estadual e federal estão competindo em 13 modalidades de esportes individuais e coletivos.

Até o dia 29 de julho, dois mil alunos-atletas, campeões das nove fases regionais, disputam provas de atletismo, ciclismo, judô, natação, tênis de mesa, xadrez, taekwondo, caratê, basquete, futsal, handebol, vôlei e vôlei de areia. Além do ginásio do Sesi, vários outros ginásios e quadras da capital estão servindo de sede para a competição.
Nos dias 26 e 27, a Secretaria promoverá o I Encontro de Integração e Abordagem Técnica da Sepaz, no auditório do Sipam, pela manhã e tarde.
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também