Rondônia, 25 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Itamaraty aprova intercâmbio acadêmico para haitianos na Faculdade Católica de Rondônia

Quinta-feira, 20 Julho de 2023 - 10:24 | da Assessoria


Itamaraty aprova intercâmbio acadêmico para haitianos na Faculdade Católica de Rondônia

Os embaixadores do Ministério das Relações Exteriores do Brasil, Laudemar Aguiar, João Macedo em companhia de dois secretários da embaixadora Gisela Figueiredo e o responsável por pareceres consulares Marcelo Carneiro, receberam na manhã desta terça-feira (19), o diretor da S&S intercâmbio Brasil, o haitiano Samuel Dorvilus e a ex-senadora da república Fátima Cleide (PT) nos compartimentos do Itamaraty para assegurar a promoção educacional dos cidadãos haitianos que desejam contribuir na melhoria do Índice de Desenvolvimento Humanos do povo negro em território brasileiro, na capital do Estado de Rondônia, Porto Velho.

O embaixador Laudemar Aguiar confirmou que o Itamaraty vai agilizar os processos para expedir os Vistos estudantis ao povo haitianos interessado especificamente neste programa de intercâmbio. Segundo o Embaixador Laudemar esse projeto de inclusão e acessibilidade intelectual ao povo haitiano em Rondônia por meio da Intercâmbio Brasil S&S em parceria com a Faculdade Católica, segue o perfil da diversidade educacional ao incentivar o  ingresso dos haitianos no ciclo acadêmico, com o objetivo de melhorar o IDH. Portanto, na análise do diretor da S&S Brasil Intercâmbio Samuel Dorvilus, a Faculdade Católica é a precursora em disponibilizar quatro cursos a comunidade haitiana em Rondônia.

O diretor Samuel Dorvilus explicou aos embaixadores que as Faculdades Fimca, Unopar, o Instituto Federal de Rondônia e a Universidade Federal de Rondônia também fazem parte do conjunto de parceiros educacionais que acreditam na transformação social proposta da S&S Brasil Intercâmbio na capital, Porto Velho. No final das tratativas em reunião, o Embaixador Laudemar Aguiar enalteceu o projeto de intercâmbio do professor Samuel Dorvilus e enfatizou: "não precisa agradecer, essa é uma política de estado e não de governo que o Itamaraty exerce".

De acordo com o Diretor do grupo S&S Brasil Intercâmbio a intermediação da ex-senadora Fátima Cleide para realizar a reunião com embaixadores no Itamaraty conteve muito diálogo, diplomacia e transparência para concretizar o projeto educacional no Brasil, ao conceder os futuros vistos estudantis ao povo Haiti.

"Muito obrigado senadora por nos ajudar nesta reunião com os embaixadores no Itamaraty", agradeceu Samuel Dorvillos à ex-senadora Fátima Cleide, após reunião com Staff do Ministério das Relações Exteriores em Brasília (DF).

Itamaraty aprova intercâmbio acadêmico para haitianos na Faculdade Católica de Rondônia
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também