Rondônia, 16 de novembro de 2024
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Ji-Paraná define PPA para o quatriênio 2014-2017

Quarta-feira, 31 Julho de 2013 - 15:47 | Decom/Ji-Paraná


Com representantes de bairros de Ji-Paraná, dos distritos de Nova Londrina e Nova Colina e a presença de secretários municipais, a Prefeitura de Ji-Paraná realizou no auditório da Câmara Municipal, nesta terça-feira, 30, a audiência pública final para a elaboração do Plano Plurianual de Ação do quatriênio 2014-2017. Coordenado pela Secretaria Municipal de Planejamento (Seplan), o evento teve por objetivo definir as prioridades indicadas pela população e que vão compor o texto conclusivo do documento.



A primeira etapa da produção do PPA deu-se durante o primeiro semestre, quando uma equipe da Seplan ouviu 600 cidadãos em um período de 86 dias, levantando sugestões em áreas como educação, saúde, meio ambiente, cultura, esporte, turismo, urbanismo, desenvolvimento econômico e agricultura. Esta audiência na Câmara foi o último momento do processo para que os ji-paranaenses pudessem inserir, ou suprimir, as suas proposições, de modo que elas se tornem alvo das ações do executivo municipal nos próximos quatro anos.

Foram parceiras neste trabalho as seguintes entidades: Associação Comercial e Industrial de Ji-Paraná (Acijip), A Diocese de Ji-Paraná, a Loja Maçônica Acacias, a Sub-seção de Ji-Paraná da OAB, Rotary Club de Ji-Paraná e a Universidade Federal de Rondônia (Unir).

Os cidadãos que ocupavam lugares nas cadeiras da Câmara Municipal também enriqueceram o PPA com outras propostas. As reivindicações mais contundentes partiram de representantes do bairro S. Bernardo, que solicitam uma Unidade Básica de Saúde. O vice-prefeito e Secretário de Planejamento, Marcito Pinto, antecipou que a Prefeitura já está avaliando a documentação de um terreno na região para instalação desta UBS e que os recursos financeiros para construção serão oriundos de emenda parlamentar.

Outros pedidos encaminhados, entre muitos outros foram, a criação de uma secretaria de turismo, a continuidade do asfaltamento de ruas da cidade, urbanização das margens do Rio Machado, mais médicos para atender a população, eleição direta dos administradores dos distritos de Nova Colina e Nova Londrina e discussão do orçamento participativo no âmbito escolar. “Todas essas sugestões serão inseridas de imediato no texto do PPA”, garante o coordenador geral do PPA e técnico em planejamento, Garibaldi de França.
O texto do PPA, que receberá nos próximos dias estas últimas reivindicações da população, está a disposição no site da prefeitura (www.ji-parana.ro.gov.br).
Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também