Rondônia, 08 de fevereiro de 2025
Jornal Rondoniagora
Siga o Rondoniagora

Geral

Lutas e conquistas do Sindur em homenagem ao Dia do Trabalhador

Quinta-feira, 01 Maio de 2014 - 08:22 | RONDONIAGORA


Lutas e conquistas do Sindur em homenagem ao Dia do Trabalhador

Dia 1º de maio. Feriado em praticamente todos os países. Em Rondônia, a maioria dos sindicatos programou atividades com seus filiados para comemorar a data e refletir sobre as conquistas para as categorias. O Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia (SINDUR) reúne os trabalhadores e trabalhadoras das empresas filiadas no dia 2 no Clube dos Advogados. Hoje, o SINDUR congrega pessoal da Caerd, Termonorte, Energoato, Eletronorte, Eletrobrás Distribuição de Energia, Tencel, Energia Sustentável do Brasil, Grupo Guascor e Santo Antônio Energia. Presidido pelo sindicalista Nailor Guimarães Gato, o Sindur tem pautado sua atuação ao longo dos anos pela defesa intransigente dos direitos de seus filiados. Nos últimos meses, além da reforma da sede própria, a entidade fez incursões contra prejuízos aos empregos da Caerd e à própria estatal cujos dirigentes estão cedendo o patrimônio a algumas prefeituras, sem a devida compensação financeira, além de denunciar a desestruturação do sistema de energia do Estado.



Pauta na Caerd

A diretoria do SINDUR esteve reunida com os administradores da Caerd  entregando a Pauta de Reivindicações do Acordo Coletivo de Trabalho 2014/2016. Uma manifestação foi realizada em frente a empresa com um café da manha organizado pela entidade para marcar a entrega do documento. Com 48 cláusulas a pauta inclui a política de reajuste salarial, adicional de insalubridade e periculosidade, ticket alimentação, vale transporte, jornada de trabalho, plano de cargos, carreiras e salários – PCCS, participação, além da garantia de efetivação no caso de encerramento ou suspensão definitiva da prestação de serviços de abastecimento de água e esgoto em qualquer município, a empresa deve se comprometer a efetivar a lotação dos  empregados.
Além de Porto Velho, representantes do SINDUR percorreram várias cidades do interior para apresentar a campanha aos trabalhadores no interior do Estado. As companheiras Gilvana Barros, Josenilde Braga e José Irineu Cardoso visitaram os municípios de Rolim de Moura, Espigão do Oeste, Ariquemes, Jaru, Jí Paraná, Pimenta Bueno, Presidente Médice Ouro Preto, Colorado do Oeste, Cerejeiras e Presidente Médice onde apresentaram a Campanha Salarial que tem como tema: “Avançar sempre, Retroceder jamais”, que tem por objetivo lutar por ganho real, ampliação de conquistas, revisão e melhorias no Plano de Carreira e pelo fortalecimento da Caerd.

Paralisação vitoriosa na Eletrobrás

Além da Caerd, a diretoria do Sindur também mostrou força ao realizar paralisação de 48 horas na Eletronorte para mostrar ao Governo Federal a insatisfação porque passa o setor elétrico. Um sentimento de frustração e decepção com as medidas tomadas de forma unilateral, como a famigerada MP 579, que vem ao longo dos últimos tempos contribuindo para o desmonte da maior empresa de energia da América Latina. Após oito anos de Governo Lula o clima era de otimismo, com o Sistema Eletrobrás assumindo seu papel de destaque, contribuindo para o fortalecimento do setor produtivo com o incremento do mercado interno. Novamente o Sistema Eletrobrás era reconhecido como indutor do crescimento do país, após décadas de estagnação econômica e social. Os trabalhadores e o movimento sindical em vários momentos do Governo Dilma apontaram a necessidade da correção de rumos, nos debates sobre a MP 579 foram várias intervenções no sentido de se buscar mudanças na redação final, tudo com o intuito de se preservar o Sistema Eletrobrás. Todavia, jamais foram consideradas as propostas e a abertura de diálogo sério. O resultado não tardou a chegar, com ameaça até mesmo no pagamento da PLR, um direito histórico dos trabalhadores, conquistado com muita luta.
O CNE, A FNU e os sindicatos sempre apostaram no diálogo, e mesmo nesse momento onde não há uma sinalização do Governo Dilma, essa continua sendo a aposta dos trabalhadores.  Todavia, caso não haja esse entendimento e o caminho seja o confronto, a categoria está pronta para lutar, e se mobilizar em todas as empresas contra o desmonte do Sistema Eletrobrás, e pela defesa de uma PLR condizente com o esforço de cada trabalhador.

Não a privatização

Seguindo orientação nacional, o sindicato é contra a privatização das teles controladas pelo sistema Eletrobrás. Foram realizadas paralisações internas. Em Porto Velho, o manifesto aconteceu na frente do escritório da estatal, onde os diretores foram impedidos de entrar. A mobilização da categoria cobra a renovação das concessões das distribuidoras, que hoje operam em sistema de economia mista. De acordo com o SINDUR, o governo está emperrando essa negociação que pode prejudicar diretamente vinte e cinco mil trabalhadores em todo o país. Na lista da privatização estão unidades que abrangem seis estados, Acre, Piauí, Amazonas, Roraima, Alagoas e Rondônia. O presidente do sindicato dos urbanitários, Nailor Gato disse que o movimento obedeceu a lei de greve, por isso estão mantidos os serviços essenciais.

Construção da nova sede dos urbanitários está a todo vapor


A diretoria do Sindicato dos Urbanitários do Estado de Rondônia - SINDUR iniciou o ano de 2014 a todo vapor, com a reforma e ampliação da sede do Sindur, na capital, a obra visa proporcionar maior conforto e acessibilidade aos sindicalizados. Com previsão de seis meses para conclusão a obra tem o propósito de aproveitar a edificação antiga e construir uma sede moderna e funcional, onde os sindicalizados possam se sentir a vontade e ser atendidos da melhor forma possível. Assinado pelo escritório renomado Angelo & Osvaldo Arquitetos a nova sede terá 108m2 de área construída, dispondo de dois pavimentos, amplo estacionamento, auditório multiuso com capacidade para 100 pessoas, eliminando assim despesas com o aluguel de espaços em outros locais para realizar eventos da categoria, como seminários, congressos etc. além de um elevador, para facilitar o acesso ao andar superior. Segundo o presidente do SINDUR, a construção da nova sede foi longamente discutida pela diretoria do Sindicato, sempre preocupada em dar conforto ao sindicalizado e, ao mesmo tempo, ampliar o patrimônio da categoria, “isso representará um grande esforço para o benefício dos trabalhadores”, afirmou o Nailor Gato.

Homenagem ao Dia das Mulheres

Cerca de 100 mulheres Urbanitárias foram homenageadas pelo Sindicato dos Trabalhadores Urbanitários do Estado de Rondônia através da Secretaria da Mulher Urbanitária que promoveu um Seminário sobre Gênero e Violência Social. Em seu discurso de abertura do evento, o presidente Nailor Gato parabenizou as mulheres pela importante data e lembrou que a mulher deve ser valorizada e respeitada todos os dias, não somente em uma data específica. Giovana Barros, secretaria da Secretaria da Mulher Urbanitária, iniciou o seminário com um breve histórico e a importância da comemoração do Dia Internacional da Mulher. "É importante sensibilizar a sociedade da importância histórica que este dia tem", enfatizou Giovana.
Durante o Seminário as Urbanitárias adquiriram conhecimentos com Palestras como: Potencialização de Talentos - Eu nasci para brilhar, ministrada pela professora universitária Aurineide Braga, Dicas de Segurança com o Especialista em proteção pessoal, Gerner Matos, Palestra sobre Gênero e Violência Social com a Psicóloga especialista em violência doméstica, Betânia Cristina Sousa e Gênero e Raça na Eletrobrás Distribuição com a Líder de Processo local de Sustentabilidade, Rita de Cassia.

A divertida manhã das mulheres Urbanitárias também contou com o carinho dos dirigentes do Sindur que fizeram a entrega de botões de rosa para todas as mulheres presentes que também participaram do sorteio de brindes e um delicioso coquetel.

CONHEÇA A DIRETORIA DO SINDUR

Nailor Guimarães Gato  (Presidente)
Josenilde Oliveira Braga (Secretaria-Geral)
Francisco Carlos dos Santos (Secretaria de Finanças)
Márcia Moreira Souza (Secretaria de Formação e Estudos Socioeconômicos)
José Irineu Cardoso Ferreira (Secretaria de Políticas Sindicais e Sociais)
José Gilson Queiroz Silva (Secretaria de Imprensa e Comunicação)
Gilvana Maria Nolêto Barros da Silva (Secretaria da Mulher)
José Roberto Leite (Secretaria de Assuntos Jurídicos)
Wilson Lopes (Secretaria de Política de Saneamento Ambiental) 
Grinelson Oliveira Bastos (Secretaria de Política de Energia)
Joaquim Lopes Louredo (Secretaria Regional)

Rondoniagora.com

SIGA-NOS NO Rondoniagora.com no Google News

Veja Também