Geral
Marinha encerra missão no Rio Madeira com mais de 11 mil atendimentos de saúde em comunidades ribeirinhas
Quinta-feira, 24 Abril de 2025 - 15:15 | Redação

O Navio de Assistência Hospitalar (NAsH) Soares de Meirelles concluiu, no dia 23 de abril, uma importante missão de apoio às comunidades ribeirinhas afetadas pela cheia do Rio Madeira. A operação, realizada entre os dias 7 e 23 de abril, contabilizou mais de 11 mil procedimentos de saúde ao longo de 16 dias de atendimento.
A ação beneficiou moradores de comunidades isoladas em Rondônia e no Amazonas, oferecendo serviços médicos, odontológicos, exames clínicos e laboratoriais, mamografias, raio-x, além de atividades educativas em saúde. Ao todo, foram distribuídos aproximadamente 46 mil medicamentos e 1.000 kits odontológicos.
No Estado de Rondônia, os atendimentos alcançaram as localidades de São Carlos, Cavalcante, Cujubim, São Miguel, Costa da Silveira, Porto Bom Será, Nazaré, Porto Conceição e Calama. No Amazonas, as comunidades de Mirari e Novo Axinim também foram contempladas pela missão.
Apoio humanitário
Além do atendimento médico, o navio prestou apoio humanitário ao transportar cerca de 900 cestas básicas, 1.500 garrafas de água potável e mais de 800 galões de hipoclorito para o tratamento da água. Os insumos foram fornecidos pela Defesa Civil de Porto Velho e entregues às populações atingidas pela enchente.
Segurança na navegação
Com o aumento do nível das águas no período da cheia, a Marinha do Brasil vem reforçando as ações de segurança da navegação na Amazônia Ocidental. O trabalho inclui o monitoramento constante dos rios, além do apoio logístico e institucional a órgãos públicos envolvidos no enfrentamento das consequências das cheias e secas na região.