Geral
Nível do Rio Madeira em Porto Velho recua 10 centímetros nas últimas 24 horas
Quinta-feira, 14 Março de 2019 - 18:00 | da Redação
O nível do Rio Madeira baixou cerca 10 centímetros nas últimas 24 horas, segundo dados da Agência Nacional de Águas (ANA). Essa redução fez a água, que transbordou do canal Santa Barbara, no Bairro Baixa União, região Central de Porto Velho, recuar. Na tarde desta quinta-feira (14), o rio registrou a cota de 17,12 metros. De acordo com a Defesa Civil Estadual, a enchente já deixou 171 famílias desabrigadas e outras 707 desalojadas em Porto Velho.
As águas que tomaram de conta da Avenida Rogério Weber entre as ruas Jaci-Paraná e João Alfredo baixaram, mas o local continua interditado para a passagem de veículos. Alguns motoristas insistem em passar pelo local tirando os blocos de proteção que foram colocados pela Secretaria Municipal de Trânsito (Semtran).
Na Rua João Alfredo, a água que invadiu a rua começou a escoar e já é possível ver o asfalto. As lojas e lanchonetes continuam fechadas. Parte da Rua Jaci-Paraná e Rua Euclides da Cunha continuam cobertas pela água.
Parte do pátio da Feira do Produtor Rural, que foi completamente invadida pela água com o transbordamento do canal, está seco e com muito lodo por causa da água que ficou acumulada há dias.
A água que invadiu parte da Rua Beira Rio no Bairro Cai N’Água também começou a escoar lentamente.
De acordo Semtran, será mantido o fechamento de parte da Avenida Rogério Weber no bairro Areal que foi alagada, uma vez que são pontos que se encontram ainda submersos e podem voltar alagar, com o retorno das chuvas até a primeira quinzena de abril, conforme as previsões das agências meteorológicas oficiais que estão monitorando a bacia do Rio Madeira.
O secretário da Semtran, Nilton Gonçalves Kisner, explicou que as intervenções nas ruas e avenidas estão sendo reforçadas até o final do período do inverno. Ele pede que a população desses locais faça uso de rotas alternativas, até cessarem o estado de alerta decretado pela Defesa Civil Municipal.